O verão já está aí e muita gente procura já por meio de se refrescar, e um deles é comprar um ar condicionado.
Porém, o que pouca gente sabe, este aparelho costuma ser muito caro, na faixa dos R$ 1000,00, e ainda por cima requer manutenção constante.
Outro problema é que o ar condicionado possui na sua composição gases que aumentam o efeito estufa, o que justamente aumenta cada vez mais a temperatura na Terra, e por conseguinte as ondas de calor.
Além disso, este aparelho faz mal para nossas vias aéreas, causando sangramentos nasais em pessoas com nariz sensível, e caso ele fique sem manutenção, é um transmissor de doenças bacterianas e fúngicas.
Confira outras notícias:
Como fazer um ar condicionado caseiro?
Sabendo desta problemática, o Correio do Interior te ensina a fazer um ar condicionado caseiro usando apenas uma caixa de isopor, que muitas vezes se usa apenas para congelar bebidas e é usado poucas vezes.
Para fazer ele, basta apenas 3 coisas: um isopor, um pequeno ventilador e pedaços pequenos de canos PVC.
Primeiramente, pegue um estilete e perfure o isopor para que os canos possam entrar dele.
Com a tampa fechada, faça um furo e coloque o mini ventilador, que ficará na parte de cima do protótipo.
Por fim, é só encher o isopor de gelo e deixar que o ar gelado saia.
A Física por trás do protótipo
Não precisa ser um especialista em Física, para entender como o processo funciona. Em contato com o gelo, o mini ventilador soprará o ar gelado de dentro do isopor para fora, refrescando assim o ambiente.
Inclusive, como o ar virá do gelo, composto por água, além de refrescar seu cômodo, ele irá umidificar o ambiente, coisa que o ar condicionado normal não faz.
Outra vantagem é que este ventilador gasta zero energia elétrica, sendo que sua única geradora é a bateria do mini ventilador.
Você também pode gostar de: