Inmet indica tempo seco e estiagem em Sorocaba e São Roque pelo menos até 15 de julho. Veja os riscos a saúde

Previsão Sugere Tempo Seco E Estiagem Em Sorocaba E São Roque Pelo Menos Até 15 De Julho

Segundo prognósticos a longo prazo dos serviços de meteorológicos Climatempo e Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, Sorocaba e São Roque terão dias bastante secos e com baixa umidade do ar, pelo menos até o dia 15 de julho.

Isto ocorrerá por conta de dois fatores: o primeiro obviamente por conta de estarmos no outono/Inverno, onde o clima costuma ser bastante seco e o segundo são as correntes do Oceano Pacífico, que estão em processo de resfriamento, passando do El Niño para a La Niña.

Esta situação vem preocupando muitos órgãos municipais, como o Corpo de Bombeiros, que preveem um aumento significativo no número de queimadas, que somente em Sorocaba já subiu 40% nesses últimos meses, segundo a corporação.

Inclusive, a própria Defesa Civil Estadual já projeta um aumento no número de queimadas em todo o Estado de São Paulo, já que a previsão para junho é que haja muita alternância de dias muito quentes e muito frios.

Por conta disso, há um temor de que os focos de incêndio comecem a ser maiores durante os dias mais frios do ano em ambos os municípios, e tornem mais difíceis de se controlar conforme as temperaturas comecem a subir.

Risco de doenças respiratórias também aumenta

Não obstante, o ar seco também acaba sendo muito prejudicial para nossa Saúde, principalmente para que sofre de asma, bronquite e rinite alérgica, ainda mais quando há muita poluição no ar, por conta das queimadas.

Logo, é importante começar a se precaver, usando umidificadores de ar ou colocando tigelas com água nos quartos, para deixar o ar mais úmido, além de tomar as vacinas da Gripe ou da Covid-19 para evitar contrair doenças mais graves.