Docinho de natal simples de preparar que não pode faltar nas suas festas de fim de ano

Aprenda nessa receita a criar e saborear esse docinho de natal, que nada mais é do que uma pequena delícia cheia de magia e beleza que vai brilhar na sua ceia!

01/12/23 às 08:45
por: Receitinhas da Vovó
Docinho De Natal
Docinho De Natal

Nessa receita de docinho de natal que o Canal Dika da Naka nos trouxe, iremos desfrutar de uma receita que é mais do que um simples doce, é uma expressão de carinho com um visual lindíssimo. Confira o passo a passo dessa versão diferenciada e faça docinho de natal, é surreal!

Como fazer docinho de natal 

Para fazer docinho de natal vamos precisar de, chocolate ½ amargo, leite condensado, chocolate 50% cacau, creme de leite, manteiga e essência de panetone. Iremos misturar numa panela os ingredientes do brigadeiro do docinho de natal, levar ao fogo baixo, mexendo sem parar, até engrossar e soltar totalmente do fundo da panela. Vamos retirar do fogo, dispor num prato, cobrir com plástico filme e deixar esfriar completamente. Para a finalização e modelagem do docinho de natal iremos seguir corretamente o passo a passo para que o resultado seja perfeito. Depois disso vamos empanar no açúcar cristal verde ou vermelho, dispor numa travessa, e se deliciar com esse maravilhoso docinho de natal!

Ingredientes da receita de docinho de natal 

  • 1 fatia de panetone ou chocotone (100 gramas)
  • 100 gramas de chocolate ½ amargo 
  • 1 caixinha de leite condensado 
  • ¼ xícara (chá) de açúcar cristal na cor verde
  • ¼ xícara (chá) de açúcar cristal na cor vermelho
  • 30 confeitos de açúcar no formato de estrela (opcional)
  • 3 colheres(sopa) de chocolate 50% cacau 
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite
  • ½ colher (sopa) de manteiga
  • ½ colher (chá) de essência de panetone

Modo de preparo 

  1. Numa panela coloque o leite condensado, a manteiga, o chocolate 50% cacau, o chocolate ½ amargo, o creme de leite, e a essência de panetone.
  2. Misture bem, leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ferver, engrossar e soltar totalmente do fundo da panela. 
  3. Retire do fogo, despeje num prato, cubra com plástico filme rente ao creme e deixe esfriar muito bem. Corte a fatia de panetone ou chocolate em cubinhos. 
  4. Depois de frio, com as mãos levemente umedecidas com água gelada, pegue uma porção de massa (15 gramas), abra na palma da mão, coloque um cubinho de panetone e enrole, modelando uma bolinha. Empane no açúcar cristal, verde ou vermelho.
  5. Repita o processo com o restante da massa de brigadeiro, disponha numa travessa sobre tapetinhos de celofane, e decore cada um com confeito de açúcar estrela.
  6. E o docinho de natal mais lindo do mundo ficou pronto!