Um levantamento da ONU, a Organização das Nações Unidas, divulgado no sábado (09) mostra que crianças que optam por usar notebooks e demais aparelhos eletrônicos nas escolas para realizarem atividades ficam mais “burras” em relação àquelas que usam cadernos.
Segundo a ONU, a entidade ouviu milhares de professores dos 1.º aos 4.º ano de países da União Europeia, Américas e Ásia que comprovam que crianças que usam cadernos e canetas para realizarem anotações são mais inteligentes.
Ralf Lankau, professor de Teoria da Comunicação da Escola Superior de Offenbach, afirma: “tablets e notebooks não tornam as crianças mais espertas e sim mais burras”.
Apesar de muitas escolas no Brasil e nos demais países do Mundo já permitirem que alunos ou recebam o material, ou anotem as coisas em aparelhos eletrônicos, diversos especialistas dizem que isto vem atrapalhando o desenvolvimento intelectual deles e que isto só deveria ser permitido quando o estudante estiver perto do ensino médio.
Isso porque o tempo em que a criança tem que ficar perto d tela do computador, além de prejudicar a vista, acaba tirando a concentração e sua capacidade de raciocínio, por conta do tempo exagerado que fica perto do aparelho.
Além disso, este excesso de tempo pode ocasionar problemas mais graves, como sedentarismo, depressão e ansiedade, doenças muito graves para uma criança em pleno processo de desenvolvimento.
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Primeiramente, os pesquisadores que elaboraram o estudo propões que a criança otimize o seu tempo no computador, realizando atividades que complementem o que aprenderam em sala de aula, não passando horas na frente da tela para tentar entender o que aprendeu.
Sobretudo, eles sugerem que tanto a escola, quanto pais e alunos tenham engajamento em promover a digitalização das salas de aula de forma que harmonize tempo de estudo com qualidade de vida.
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