NOAA garante, tempestade solar vai deixar Brasil sem internet em 2024

14/11/23 às 16:15
por: Gabriel Kazuo
Tempestade Solar Vai Deixar Brasil
Tempestade Solar Vai Deixar Brasil Sem Internet.

Uma tempestade solar vai deixar o Brasil sem internet em 2024, segundo dados da agência espacial americana, NOAA – National Oceanic and Atmospheric Administration, divulgados nesta terça-feira (14). Esse fenômeno vai afetar o Brasil, bem como diversos países do mundo.

Conforme apurado pelo Correio do Interior, os satélites do NOAA estão registrando uma enorme massiva ejeção de plasma, ou massa coronal do Sol, e que essas rajadas podem atingir a Terra, danificando satélites e cabos de fibra ótica que levam a internet para os países do Mundo.

Isso porque o plasma solar contém partículas que destroem cabos de energia, rede de fibra ótica, satélites de TV e GPS e transmissores de rádio, que deixam de funcionar e comprometem o sistema de navegação, transmissão de renegai e sinal de TV.

Quando vai acontecer a tempestade solar que vai deixar o Brasil sem internet?

Infelizmente, o NOAA ainda não sabe quando isto irá ocorrer, mas garante que será em algum momento de 2024, mas que não há motivos para pânico desde que as autoridades mundiais tomem algumas contramedidas.

A principal delas é deixar os satélites em modo de segurança e orientar os Governos a desligarem suas redes de energia durante a tempestade solar, para que justamente esses problemas não ocorram.

Além disso, a agência pede que, após receberem o alerta de tempestade solar, os moradores desliguem todos os aparelhos eletrônicos da tomada, pois há risco deles pifarem.

Se nada disso for feito, diversos países podem ser afetados pelas rajadas de massa coronal, ficando dias, semanas, meses e no pior dos casos, até anos sem energia, internet ou sinal de TV.

Além disso, o NOAA também prevê que em 2030, uma supertempestade pior que esta atingirá a Terra e destruirá por completo a internet do Mundo. Sobretudo, esta previsão parece ser ”irreversível”, pois a atividade magnética solar deverá aumentar cada vez mais nos próximos 5 anos.

Inteligência Artificial simula cenários de quanto tempo demoraria para se consertar o problema

Caso uma tempestade solar atinja o Brasil e provoque danos à rede de internet, o Correio do Interior perguntou ao ChatGPT, uma das inteligências artificiais mais usadas no Mundo, quais seriam os possíveis impactos de uma tempestade solar no Brasil.

Segundo a I.A, se os danos forem pequenos a médios, mas de fácil reparo, o tempo de conserto seria de dias, a no máximo algumas semanas, o que já tornaria a vida das pessoas mais complicadas.

Também estipulamos 2 piores cenários, o primeiro de danos severos, mas consertáveis da rede internet e o segundo, de danos severos e irreparáveis.

Primeiramente, caso os danos sejam muito graves, mas consertáveis, toda a rede de internet, GPS e TV a cabo ficaria 100% consertada em 1 ano.

No entanto, se os danos forem gravíssimos e irreparáveis, demoraria mais de uma década para ficarem 100%, pois todas as redes e fios de energia precisariam ser refeitos.

Por fim, em relação à parte elétrica, o ChatGPT disse que não há risco de blecautes, mas que se as medidas de proteção citadas acima não forem tomadas, o risco é enorme e pode levar semanas ou meses para consertar.

Por fim, o chatboot salienta que toda a Humanidade sofreria muito com os impactos de uma tempestade solar, podendo retroceder quase meio século, vivendo apenas de bússolas, lamparinas e jornais escritos à mão.

Além disso, a Humanidade também perderia anos de progressos tecnológicos, com o sinal 5G e a conectividade das coisas, além de ser o fim das redes sociais e aplicativos de mensagens e GPS.

O último problema é que hoje em dia, muitos trabalhos dependem da internet e dos sistemas de TV e GPS para funcionar, e seria prejudicados sem elas.