
Para quem não gosta de desperdiçar comida da pós-ceia de natal, uma boa ideia é sempre aproveitar alimentos que sobraram e que ainda pode-se fazer o consumo de modo seguro. Sendo assim temos aqui uma receita incrível de bolinho de chester, com sobra de arroz, perfeito para servir no almoço de natal. Para quem não é muito experiente na cozinha, essa receita basta \adaptar uma receita básica de bolinho de arroz, adicionando a carne desfiada e temperos a gosto.
Ingredientes
- 2 xícaras de sobras de arroz cozido
- 1 xícara de chester assado desfiado (cerca de 150g)
- 2 ovos
- ½ xícara de leite (opcional, pode ajustar a consistência)
- 1 xícara de farinha de trigo (ou o suficiente para dar liga)
- Temperos a gosto: cebola picada, salsinha, pimenta do reino, sal (cuidado com o sal, pois o arroz e o chester já estão temperados)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- Queijo ralado (parmesão, mussarela em cubos, opcional)
- Óleo para fritar (ou azeite para a air fryer/forno)
Modo de Preparo
- Prepare a Mistura: Em uma tigela grande, misture o arroz cozido com o chester desfiado, a cebola picada, a salsinha e outros temperos de sua preferência. Adicione os ovos batidos e o leite, misturando bem.
- Adicione a Farinha e o Fermento: Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo até obter uma massa que possa ser moldada em bolinhos (não muito mole e nem muito seca). Incorpore o fermento em pó e, se desejar, o queijo ralado ou em cubos.
- Modele os Bolinhos: Modele os bolinhos com as mãos ou com a ajuda de duas colheres, formando quenelles.
- Fritura ou Forno/Air Fryer:
- Fritura: Aqueça o óleo em uma panela e frite os bolinhos até ficarem dourados e crocantes por fora. Escorra em papel toalha.
- Forno/Air Fryer: Disponha os bolinhos em uma assadeira untada ou no cesto da air fryer. Asse em forno pré-aquecido a 200°C ou na air fryer por cerca de 20-25 minutos, ou até dourarem. Borrifar um pouco de azeite ajuda a ficarem mais úmidos.

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.







