UTI neonatal do CHS Sorocaba explode com 38 bebês

30/05/23 às 16:30
por: Igor Juan

Na segunda-feira (29), no interior de São Paulo, um vazamento de oxigênio causou uma explosão na UTI neonatal do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). O incidente aconteceu durante a noite, por um vazamento na régua  do aparelho acplopado na parede.

Brevemente a Secretaria de Saúde do Estado, informou que a explosão não causou ferimento a nenhum paciente, bem como profissionais de saúde. Em suma, um pequeno incêndio se iniciou no local, e foi controlado por um profissional de saúde do CHS.

Entretanto, a Sinsaúde São Paulo, entidade que representa os profissionais de saúde na região, informou que alguns funcionários tiveram problemas de inalação do oxigênio e registraram o caso como acidente de trabalho. Sobretudo, a Sinsaúde destacou que os funcionários do CHS estão bem, e não informou o número de profissionais afetados pela inalação. 

A UTI neonatal atende recém-nascidos. Todavia, com a explosão não houve qualquer problema estrutural que pudesse interferir nas atividades da ala. 

38 bebeês foram retirados da ala

A direção do CHS informou que 38 bebês foram retiradas na UTI neonatal logo após a explosão, e levadas para outras duas alas do hospital. Sobretudo, nenunhum dos bebês tiveram ferimentos, bem como o tratamento interrompido.

“Os bebês foram remanejados para dois setores, um é a UTI pediátrica e o outro para uma ala da enfermaria da pediatria que foi transformada em UTI. Toda a questão de transferência foi feita com protocolos de segurança e todos os familiares foram avisados”, disse a direação do CHS.

Por fim, a direção do hospital informou ainda que  no prazo de uma semana a UTI deverá estar em funcionamento, e que reparos serão feitos na estrutura. Entre os reparos está previsto uma manutenção na rede eletrica  preventiva para evitar novos princípios de incêndio e explosão.