
Para quem é apaixonado por torta e sempre gosta de uma variedade na cozinha, veja como fazer em detalhes essa delícia dos anos 90! Torta de calabresa, que é bem simples de fazer, basta fazer a massa, rechear a forma com linguiça e assar, seja no forno ou na airfryer. Vale destacar que essa versão da receita é original do Correio do Interior, de autoria de Roberta Donatte.
Veja também:
Como fazer torta de calabresa
Na mesma frigideira, aproveite a gordura da calabresa para dourar a linguiça cortada em cubos com um fio de azeite. Quando começar a dourar, acrescente a cebola e o alho e refogue por cerca de 3 minutos. Adicione os tomates e continue refogando por mais 2 minutos.
Com a linguiça já bem dourada, térmica o milho, as azeitonas e o requeijão, misturando bem até incorporar os ingredientes. Tempere com cheiro-verde a gosto e reserve, deixando o recheio resfriado enquanto prepara a massa.
Massa
No liquidificador, a batata o leite, os ovos, a manteiga e o sal até obter uma mistura misturada. Em seguida, transfira o conteúdo para uma tigela e aqueça a farinha de trigo e o fermento em pó. Misture bem com uma colher até a massa ficar uniforme e bem incorporado.
Montagem e Assamento
Unte uma forma de arroz preparada com margarina e enfarinhe com farinha de trigo para evitar que a torta grude.
Para a montagem, distribua as rodelas de linguiça frita no fundo da forma de maneira uniforme. Em seguida, despeje metade da massa sobre as linguiças. Adicione o recheio preparado e finalize as coberturas com o restante da massa.
Polvilhe a muçarela ralada por cima e leve ao forno médio, pré-aquecido a 180 ºC, por aproximadamente 40 minutos, ou até que a superfície fique dourada e a massa completamente assada
Ingredientes
Para a massa:
- 2 xícaras de leite
- 6 ovos
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Sal a gosto
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Margarina e farinha de trigo para untar
Para o recheio:
- 1 e 1/2 gomo de linguiça calabresa em rodelas
- 1 e 1/2 gomo de linguiça calabresa em cubos
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola em cubos
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates sem sementes picados
- 1 lata de milho-verde escorrido
- 1/2 xícara de azeitona picada
- 1 xícara de requeijão tipo Catupiry
- Cheiro-verde picado a gosto
- 1 xícara de queijo mussarela ralado
Modo de Preparo
- Comece preparando o recheio. Em uma frigideira antiaderente, frite as rodelas de linguiça calabresa na própria gordura em fogo médio até que estejam douradas. Após isso, retire e reserve.
- Na mesma frigideira, aproveite a gordura da calabresa para fritar a linguiça em cubos com o azeite até que comece a dourar. Em seguida, adicione a cebola e o alho, refogando por aproximadamente 3 minutos. Acrescente os tomates e continue refogando por mais 2 minutos.
- Com a linguiça já dourada, adicione o milho, as azeitonas e o requeijão à mistura. Misture bem e tempere com cheiro-verde a gosto. Após isso, deixe o recheio esfriar enquanto você prepara a massa.
- Para a massa, coloque no liquidificador o leite, os ovos, a manteiga e o sal. Bata tudo até que fique homogêneo. Depois, transfira a mistura para uma tigela e adicione a farinha de trigo e o fermento em pó. Misture tudo com uma colher, até a massa ficar bem incorporada.
- Agora é hora de preparar a forma. Unte uma forma de aro removível com margarina e enfarinhe com farinha de trigo para evitar que a torta grude.
- Comece a montar a torta: posicione as rodelas de linguiça frita no fundo da forma, distribuindo de maneira uniforme. Coloque metade da massa sobre as linguiças e, em seguida, adicione o recheio que você preparou anteriormente. Depois, adicione o restante da massa, cobrindo o recheio.
- Finalize a torta polvilhando a mussarela ralada por cima e leve ao forno médio, pré-aquecido a 180 ºC, por cerca de 40 minutos, ou até que a superfície esteja dourada e a massa cozida.
Assuntos do momento:

Roberta Donatte é formada em gastronomia pelo SENAC São Paulo e especialista em receitas lowcarb, também conhecidas como receitas FIT. Produz conteúdo de receitas culinárias doces e salgadas no Correio do Interior diariamente, bem como no Jornal Região. Também tem materias publicadas no portal Terra na sessão de culinária.