Procon vai multar CPFL por falta de atendimento em Sorocaba

Pedido de multa foi feito pela Prefeitura de Sorocaba

Procon Vai Multar Cpfl Por Não Atender Moradores De Sorocaba
Carro De Serviço De Manutenção Da Cpfl.

O Procon de Sorocaba, no interior de São Paulo, anunciou nesta segunda-feira (06) que acionará a CPFL Piratininga na Justiça, por deixar a população da cidade por mais de 70 horas sem energia elétrica.

Segundo a entidade que defende os Direitos do Consumidor, este é um pedido da Prefeitura de Sorocaba, que disse que 30% da cidade continua sem luz, desde a sexta-feira passada, quando uma tempestade com ventos acima dos 60km/h levaram caos e destruição para os sorocabanos.

Na denúncia, o delegado Rafael Almeida Ortega, que investiga as irregularidades, disse que a CPFL precisa se explicar sobre os motivos da demora, e o que fará para ressarcir os moradores durante o apagão.

Em sua defesa, a CPFL disse que entende a urgência da situação e que Sorocaba terá 100% dos bairros com luz até a madrugada de hoje.

O que a Lei prevê sobre este caso?

Segundo o artigo 25 da Constituição Federal, as autarquias são responsáveis pelos prejuízos que os apagões ocorrem, mesmo que eles não sejam causados por fortes tempestades:

“Art. 25. Incumbe à concessionária a execução do serviço concedido, cabendo-lhe responder por todos os prejuízos causados ao poder concedente, aos usuários ou a terceiros, sem que a fiscalização exercida pelo órgão competente exclua ou atenue essa responsabilidade.”

Do mesmo modo, o artigo 14 do próprio Código do Consumidor diz também que:

O CDC também estipula prazo de 90 dias para o consumidor pedir o ressarcimento dos danos causados junto à autarquia, que deverá negociar este valor conforme cada caso.