Prefeitura de Sorocaba se pronuncia sobre tratamento de idosa com Alzheimer e prisão de Prefeito Rodrigo Manga

Prefeito de Sorocaba enfrenta na justiça um pedido de prisão

Prefeitura De Sorocaba Se Pronuncia Sobre Tratamento De Idosa Com Alzheimer E Prisão De Prefeito Rodrigo Manga

Sob ameaças de um pedido de prisão contra o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e o secretário de Saúde, Cláudio Pompeo, finalmente a Prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, se pronunciou sobre o caso home care, em entrevista exclusiva ao Jornal Cruzeiro do Sul, na noite desta terça-feira (29).

Para aqueles que ainda não sabem, Manga e Pompeo são acusados de não fornecer tratamento de home care a uma idosa de 78 anos que sofre de Alzheimer, além de um quadro severo de infecção urinária e demência.

Sobretudo, o pedido de prisão vem da família da idosa, Neusda Carvalho de Oliveira, por dois motivos: o primeiro pelos sucessivos descumprimentos de ordens judiciais desde o começo do ano, e o segundo, por um decreto municipal de 1967 que prevê pena de 3 meses a 3 anos de prisão para autoridades políticas que não oferecem serviços de urgência à população.

Segundo Cláudio Pompeo, o processo continua em fase de licitação, que por conta da burocracia não pode ser oferecido no prazo que a Justiça pediu:

 “O que acontece é que na maior parte do tempo o prazo que é dado é inexequível em relação aos trâmites licitatórios. O caso de um serviço de home care, por exemplo, é diferente de um medicamento. […] Home care é um serviço que precisa ser montado. Tem que contratar uma empresa, abrir todo o processo licitatório. Por mais que isso esteja sendo feito de modo emergencial, isso não dá para ser feito em 10 dias”, explicou.

Inclusive, o secretário reforçou que o problema será resolvido ainda neste mês de fevereiro, mas sem prazo definido. Sob o pedido de prisão contra ele, Pompeo optou por não falar.