A Câmara de Vereadores de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, aprovou na tarde desta terça-feira (20) um Projeto de Lei que obriga estabelecimentos comerciais a divulgar informações de prevenção contra a leptospirose, mais conhecida como ”febre da urina do rato”.
O projeto é de autoria do vereador Pastor Luis Santos (Republicamos) que obriga pontos comerciais que vendem bebidas a orientar os consumidores que higienizem garrafas e latas de refrigerante, sucos ou cerveja com álcool em gel, como forma de prevenção à doença, sob pena de multa.
Segundo o vereador, que inclusive conseguiu votos da Oposição ao governo atual, a ideia é conscientizar a população para os perigos de consumir bebidas em embalagens não higienizadas, que possam ter estado em contato com a urina de ratos.
Confira outras notícias:
O que é a leptospirose?
Primeiramente, a leptospirose é uma doença transmitida pela urina do rato, por meio da bactéria Leptospira, e pode infectar humanos que tiverem qualquer tipo de contato com ela.
Sobretudo, as áreas de maior risco para alguém contrair leptospirose são as que estão em péssimas condições de higiene ou limpeza, podendo ser ou no campo, ou até mesmo em casas, ou estabelecimentos que estão com problemas de infestação de ratos.
Vale lembrar que a leptospirose é uma doença mortal e em caso de infecção, é necesário atendimento ou em uma UPA/UBS ou em hospitais, em casos mais graves.
Por fim, o principal sintoma da leptospirose é a febre, que pode acarretar outros sintomas mais preocupantes, como convulsões, delírios, falência de órgãos, coma e morte.
Você também pode gostar de: