
A Polícia Civil de Sorocaba, interior de São Paulo, investiga a morte de um bebê de um ano e 11 meses que caiu em uma piscina de uma creche particular no bairro Santa Catarina, na zona norte da cidade. O incidente ocorreu na quarta-feira (12), e a criança não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito após ser socorrida.
Segundo informações, o local funcionava como um espaço particular onde os pais deixavam as crianças no período da tarde. Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (18), o delegado responsável pelo caso, Acácio Leite, informou que uma das funcionárias do estabelecimento é filha da proprietária.
De acordo com o delegado, a tragédia ocorreu enquanto a responsável pelo local havia saído para comprar alimentos. “A princípio, o local funcionava como uma espécie de creche informal, onde mães que não conseguiram vagas em creches oficiais deixavam seus filhos. No momento do acidente, a criança se afastou das demais e foi encontrada na piscina”, explicou Acácio Leite.
A proprietária do espaço deve prestar depoimento nesta quarta-feira (19). A polícia também solicitou exames ao Instituto Médico Legal (IML) e ao Instituto de Criminalística para determinar a causa da morte. O laudo deve ser concluído em até 30 dias.
As investigações apontam que a proprietária e as funcionárias do local podem ser responsabilizadas por homicídio culposo ou doloso, uma vez que a instituição não possuía medidas de segurança adequadas para impedir o acesso das crianças à piscina.
Após a conclusão do inquérito, a polícia deve acionar a prefeitura, pois a atividade exercida no local requer regulamentação conforme as normas estaduais. Em nota, a prefeitura de Sorocaba informou que o espaço é registrado como propriedade particular e não possui autorização para atuar como instituição de educação.
Você também pode gostar de:

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.