
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) poderá autorizar aumentos nas tarifas de pedágio e conceder subsídios para compensar a desativação de pórticos de cobrança automática (free flow) em rodovias paulistas. A informação foi publicada na quinta (23/10) pelo ICL Notícias. A medida atinge especialmente a região de Sorocaba, onde cinco estruturas da Raposo Tavares foram transformadas em pontos de monitoramento de veículos.
O termo aditivo que trata da recomposição financeira foi assinado entre o governo estadual e a concessionária CCR Rota Sorocabana em 30 de setembro. O documento prevê que a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) calcule os valores de equilíbrio econômico-financeiro, o que pode resultar em redistribuição de tarifas e, consequentemente, em pedágios mais caros na região.
De acordo com o ICL Notícias, a CCR confirmou que as mudanças constam no aditivo. Já o diretor-presidente da Artesp, André Isper, afirmou que eventuais perdas das concessionárias deverão ser compensadas — seja com reajuste nas tarifas dos pórticos ativos, extensão de contratos ou pagamento direto do governo.
A reportagem revela que o termo aditivo prevê que a Artesp afira, a partir de relatórios mensais, os desequilíbrios financeiros e que os valores de compensação sejam atualizados periodicamente até a próxima revisão contratual. Caso o cálculo indique prejuízo à concessionária, o valor deverá ser ressarcido ou indenizado.
Sorocaba e região
A região de Sorocaba teve cinco free flows transformados em pórticos de monitoramento. A medida do governador Tarcísio se deu por forte pressão popular e de políticos, inclusive os aliados. O Portal Porque mostrou, por exemplo, que em trecho de apenas 15 quilômetros no perímetro urbano de Sorocaba, três pontos de cobranças estavam previstos.
Diante da pressão, os pórticos dos quilômetros 37, 58, 72, 95 e 101 da Rodovia Raposo Tavares se tornaram apenas para monitorar o trânsito. Ao todo, Tarcísio de Freitas vai deixar de cobrar pedágio pelo sistema eletrônico em 13 pontos no Estado de São Paulo.
Em Araçoiaba da Serra (km 111), Alumínio (km 83) e São Roque (48) a cobrança pelo free flow começou em 1º de outubro. Nesses locais, já existiam praças físicas de pedágios.
Com informações de Fabiana Blaseck Sorrilha do Portal Porque

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.







