Uma nova fábrica da Toyota em Sorocaba deve ser aberta muito em breve para ajudar a montadora a com atual fábrica já instalada na cidade a dobrar o número de produção de carros. O presidente da Toyota no Brasil, Evandro Maggio, comunicou a novidade nesta quarta-feira (5).
“O projeto Sorocaba 2 termina em 2026. Vamos praticamente espelhar a planta”, disse o executivo em entrevista a jornalistas.
Em números atuais, a fábrica na cidade tem capacidade para produzir 175 mil veículos por ano. Na cidade, a empresa produz os carros de modelo utilitário esportivo Corolla Cross, incluindo a versão híbrida flex, além do hatch Yaris.
Essa nova fábrica na realidade é uma transferência, sendo a unidade de Indaiatuba, que será fechada e transferida para Sorocaba. O fechamento da fábrica em Indaiatuba gerou manifesto e grande parte dos trabalhadores da unidade, bem como do sindicato da categoria. A unidade de Indaiatuba, ou Indaiá, como é chamada, produz anualmente 76 mil veículos.
Confira outras notícias:
Nova fábrica da Toyota em Sorocaba entre aspas…
Com a mudança, a nova fábrica deve gerar cerca de 8 mil vagas de emprego e as contratações por meio da plataforma de seleção própria da Toyota, deve se iniciar no segundo semestre de 2025, isso porque a nova fábrica deve entrar em operação no primeiro semestre de 2026, quando também ocorre o encerramento gradual da unidade de Indaiatuba.
Fábrica do ABC
Vale destacar que em meados de 2020 a montadora tomou a mesma decisão com a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, encerrou a unidade em setembro de 2021 e mudou as operações desta planta para Sorocaba. Basicamente todos setores da unidade do ABC mudaram para Sorocaba, como as áreas de marketing, recursos humanos, comercial, compras, financeira e jurídica. A área construída, com 6,2 mil metros quadrados. Já o complexo que abrigava essas áreas no ABC foi vendido.
A fábrica da Toyora no ABC era a mais antiga do Brasil, fora do Japão, a montadora se instalou na cidade em 1962, onde produziu o icônico utilitário 4×4 Bandeirante, fabricado até 2001, tendo pouco mais de 103,7 mil unidades fabricadas.
Você também pode gostar de: