
O nhoque de beterraba é uma opção colorida, nutritiva e deliciosa que transforma um prato tradicional em uma refeição surpreendente. A beterraba traz não só a cor vibrante, mas também um sabor adocicado que combina perfeitamente com molhos encorpados, como o de queijo ou o clássico molho ao sugo. Além de ser uma excelente fonte de fibras, ferro e antioxidantes, esse nhoque é uma forma criativa de incluir mais vegetais no cardápio sem abrir mão do prazer de comer uma boa massa feita em casa, macia e com textura leve.
Como fazer nhoque de beterraba
Para fazer o nhoque de beterraba, é importante assar ou cozinhar bem a beterraba antes de amassar, garantindo uma textura suave que se mistura facilmente ao purê de batata. A massa precisa ser equilibrada: úmida o suficiente para ser macia e firme o bastante para não desmanchar na água. Depois de modelar e cortar os nhoques, eles são cozidos rapidamente em água fervente e podem ser servidos com o molho de sua preferência, criando um prato visualmente bonito e muito saboroso.
Ingredientes
2 batatas médias cozidas e amassadas
1 beterraba média cozida e amassada
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo (aproximadamente)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e noz-moscada a gosto
Modo de preparo
- Em uma tigela, misture o purê de batata com a beterraba amassada até obter um creme uniforme.
- Acrescente o ovo, o parmesão, o sal e a noz-moscada. Misture bem.
- Aos poucos, adicione a farinha de trigo, mexendo até formar uma massa que desgrude levemente das mãos. Evite colocar farinha demais para manter o nhoque macio.
- Divida a massa em porções, enrole em tiras e corte os nhoques.
- Cozinhe em água fervente com sal até que eles subam à superfície.
- Retire com uma escumadeira e sirva com o molho desejado.
Dica extra
Para dar mais sabor, refogue os nhoques prontos na manteiga com sálvia ou finalize com molho branco e raspas de limão para contrastar com o sabor doce da beterraba.

Roberta Donatte é formada em gastronomia pelo SENAC São Paulo e especialista em receitas lowcarb, também conhecidas como receitas FIT. Produz conteúdo de receitas culinárias doces e salgadas no Correio do Interior diariamente, bem como no Jornal Região. Também tem materias publicadas no portal Terra na sessão de culinária.







