
A semana começa com uma notícia boa e tranquila para os moradores de Mairinque. Nos últimos dias a cidade enfrentou uma situação de falta de água geral na cidade por questões do baixo nível da Represa do Fiscal, no qual a Saneaqua faz captação para abastecer a cidade. Com os níveis críticos da represa, a prefeitura decretou estado de calamidade pública na última quarta-feira (15/10). A medida foi tomada após um relatório da concessionária Saneaqua apontar uma grave crise hídrica.
Diante da situação, o Governo do Estado autorizou, nesta segunda-feira (20), que a cidade passe a captar água de um novo ponto: o Ribeirão do Setúbal, localizado a cerca de um quilômetro da Represa de Itupararanga. A captação será feita de forma emergencial por três meses, podendo ser estendida se necessário.
Para enfrentar a escassez, a prefeitura lançou a operação “Cuidar das Águas”, que reúne ações para garantir o abastecimento e minimizar os impactos da estiagem. Entre as medidas estão a instalação de novos equipamentos para captação e bombeamento, aluguel de caminhões-pipa, distribuição de kits de higiene e campanhas para o uso consciente da água. Também será feito um monitoramento semanal dos mananciais e dos níveis dos reservatórios.
O decreto municipal estabelece três níveis de alerta: atenção quando os reservatórios estiverem com 15% da capacidade, alerta com 10% e emergência abaixo disso.
Os bairros mais afetados pela falta de água são: Centro, Sorocabana, São Camilo, São José, Reneville, Jardim Vitória, Jardim dos Ipês, Jardim Waldez, Jardim Cruzeiro, Cecap, Nova Mairinque, Lagoinha, Nova Esperança, Jardim Flora, CDHU, Chácara Flora, Roda da Carroça e Residencial Parque.
A coordenação das ações está a cargo da Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Meio Ambiente e Agricultura, com apoio da Defesa Civil, de outras secretarias municipais e da Saneaqua. O objetivo é garantir que todos os moradores tenham acesso à água potável durante esse período difícil.

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.




