
A Prefeitura de Mairinque emitiu uma nota direcionada, unicamente, a um meio de comunicação, para informar que não tem, registro de morte por tuberculose na cidade, sendo a meningite tuberculosa, conforme explicado em matéria anterior e quais os tipos de tuberculose existem e qual o risco de cada uma.
A informação foi dada ao jornal a partir de um funcionário do cemitério, funcionário este responsável pelo sepultamento direto das pessoas e abertura de covas. Pelas redes sociais, familiares e amigos do homem, identificado como Valdecir, afirmaram que ele de fato morreu devido à tuberculose, especificamente com morte encefálica (morte cerebral) quando afeta o sistema nervoso central, principalmente através da meningite tuberculosa. Esta é uma forma grave da doença, com alta morbidade e mortalidade se não tratada adequadamente.
O jornal pediu nota de posicionamento da Prefeitura de Mairinque sobre, assim que estava para destacar o caso, comentando se havia alguma notificação ao setor de saúde. Mas na manhã de sábado a prefeitura enviou um comunico direto a um único meio de comunicação, causando estranheza na situação. Nos registros.
Por ora os familiares estão em luto e preferem não se posicionarem sobre. O homem em questão morava na Vila Barreto e foi sepultado de imediato no dia 20, sem direito a velório e com agentes do cemitério de Mairinque tendo que fazer o uso de roupa especial para o sepultamento.
Na região, no dia 16 de novembro, uma idosa de 63 anos, Terezinha Lemos morreu por tuberculose em Alumínio, ela deu entrada no PS – Pronto Socorro da cidade, com registro de tuberculose, estava em isolamento e tratamento e aguardando vaga para Sorocaba no sistema CROS, mas não resistiu e morreu antes de ser transferida, informação essa dada pelos familiares. Na data de hoje – sábado (22/11), o registro de momento é de que há um homem isolado no PS de Alumínio em tratamento por tuberculose.

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.




