Com cerca de 197.528 mil eleitores aptos a votarem, a cidade de São Carlos, não vai ter segundo turno das eleições municipais em 2024. Se a cidade tivesse 200 mil eleitores, aí, sim, teria o segundo turno. Segundo números da Justiça Eleitoral, restou apenas 2.472 eleitores para que a cidade do interior de São Paulo, possa ter direito a ter segundo tuno, seguindo a Constituição Federal.
No Estado de São Paulo, dos 645 municípios, para essas eleições de 2024 para escolha de prefeito e vereadores, apenas dois municípios passaram a integrar a lista de cidades com segundo turno, sendo Embu das Artes e Sumaré.
Mas quando, afinal, há segundo turno em uma eleição? A resposta está nos arts. 28, 29, inciso II, e 77, todos da Constituição de 1988, que diz que o segundo turno poderá ocorrer apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores.
Confira outras notícias:
Fábrica de drones em São Carlos, XMobots, uma das melhores empresas do Estado de São Paulo está com vagas abertas
Caixa Econômica Federal de São Carlos é invadida por criminosos que levam cerca de R$ 1 milhão
Moradores de São Carlos vão pagar R$ 7 a mais na conta de energia em taxa criada por vereadores
30 cidades paulistas vão ter segundo turno nas eleições municipais de 2024
No estado de São Paulo apenas 30 cidades vão ter segundo turno, sendo
- Bauru,
- Barueri,
- Campinas,
- Carapicuíba,
- Diadema,
- Embu das Artes,
- Franca,
- Guarujá,
- Guarulhos,
- Jundiaí,
- Itaquaquecetuba,
- Limeira,
- Mauá,
- Mogi das Cruzes,
- Osasco,
- Praia Grande,
- Piracicaba,
- Ribeirão Preto,
- Santo André,
- São José dos Campos,
- São Bernardo do Campo,
- São José do Rio Preto,
- São Paulo,
- São Vicente,
- Santos,
- Sorocaba,
- Suzano,
- Sumaré,
- Taubaté;
- Taboão da Serra.
Você também pode gostar de:
Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalho no Jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.