Com a Páscoa se aproximando, já começam os preparativos para reunir a família e aproveitar essa época do ano com muita alegria. Além disso, também é possível sentir o aroma do chocolate no ar e se deparar com as prateleiras dos supermercados repletas de ovos de Páscoa.
As pessoas não abrem mão dessa tradição deliciosa, principalmente os chocólatras. No entanto, os hábitos de vida mais saudáveis e o aumento de intolerantes à lactose impulsionaram a procura por opções com menor teor de açúcar e sem adição de leite em sua composição.
Isso foi constatado pelo estudo realizado pela Agência Conversion, que analisou as pesquisas no Google entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, revelando um aumento expressivo nas buscas por alternativas mais benéficas.
Termos como “ovo zero lactose”, “ovo de Páscoa zero açúcar”, “chocolate zero açúcar” e “chocolate zero” apresentaram crescimento de 200%, 85,71%, 84,09% e 81,82%, respectivamente.
Isso porque mais da metade dos brasileiros possui predisposição para o desenvolvimento da intolerância à lactose. Segundo estudo realizado pelo laboratório Genera com 200 mil pessoas, 51% dos brasileiros podem desenvolver a condição.
Portanto, optar por versões de chocolate zero açúcar e zero lactose permite que mais pessoas desfrutem desse prazer, sem comprometer a dieta ou a saúde digestiva.
Confira outras notícias:
Os benefícios do chocolate para a saúde
O chocolate, além de ser uma delícia, possui vantagens nutricionais que surpreendem. O cacau é rico em antioxidantes, associados a uma série de benefícios à saúde, incluindo a melhora do humor, a redução do risco de doenças cardíacas e doenças crônicas.
As opções mais saudáveis são aquelas que contêm menor adição de açúcares, como o chocolate amargo, que possui mais sólidos de cacau, variando de 50% a 80%, e mais compostos bioativos.
Já os chocolates zero açúcar são adoçados artificialmente ou com edulcorantes naturais, como o xilitol e o stévia. Ótimas opções para diabéticos ou para quem quer diminuir a ingestão de açúcares.
A versão sem lactose não utiliza o leite em sua composição, mas vale atentar-se ao rótulo, pois muitas vezes isso é compensado com mais açúcar e gordura.
A expectativa de vendas para a Páscoa 2024
A indústria do chocolate está otimista para a Páscoa deste ano. Projeções da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) indicam um crescimento de até dois dígitos nas vendas e muitos lançamentos dos fabricantes, impulsionado, em parte, pela crescente demanda por opções mais saudáveis.
Isso porque as marcas reconhecem a mudança de comportamento do consumidor e respondem com linhas de produtos diet, veganos, orgânicos, zero açúcar e sem lactose, que atendem a essa nova tendência.
Você também pode gostar de: