Alerta ligado, casos de dengue em Sorocaba tem aumento repentino em janeiro

Secretário da Saúde, Cláudio Pompeo, pediu que a população colabore no combate contra o Aedes Aegypti

Sorocaba Registra 106 Casos De Dengue Em 2024 Somente Em Janeiro
Agente Da Zoonoses De Sorocaba.

A Prefeitura de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, ligou o “‘alerta vermelho” para um aumento exponencial de casos de dengue neste mês de janeiro, que somam 106 pessoas infectadas em apenas 1 mês, sendo que em janeiro de 2023, foram registrados somente 8 casos.

Sobretudo, a Secretaria de Saúde da cidade teme que Sorocaba esteja iniciando um processo de epidemia de dengue, coisa que não acontece desde 2020.

Para evitar que este número suba ainda mais, a Prefeitura já visitou mais de 19 mil casas e multou cerca de 21 moradores por deixar poças de água parada em suas residências, sendo o local onde o mosquito da dengue se reproduz.

Sobretudo, o secretário da Saúde, Cláudio Pompeo, pediu que a população colabore no combate contra o Aedes Aegypti, descartando o lixo em locais adequados, principalmente pneus, garrafas e outros recipientes que possam acumular água da chuva, além de limpar piscinas e caixas d´agua, jogando cloro.

Inclusive, para denunciar focos de proliferação do Aedes, os munícipes devem ligar para o 156, ou denunciar no site da Prefeitura ou pelo telefone: (15) 99129-2426.

Casos de Dengue sobem em todo Estado de SP

Apear da situação preocupante, a cidade de Sorocaba não é a única que enfrenta uma possível epidemia de Dengue. Em todo Estado de S~]ao Paulo, o número de casoa aumentou cerca de 26,7% em relação a janeiro do ano passado, com 10768 casos somente neste mês.

Inclusive, outros estados também enfrentam o mesmo, como por exemplo o Acre, DIstrito Federal e Minas Gerais. Vale lembrar que já há vacina contra a doença, mas o Ministério da Saúde informou que o público-alvo delas são crianças e adolescentes.

Além disso, apenas algumas cidades brasileiras receberão o imunizante, recém-lançado neste ano, e que ainda precisa ser testado para saber a sua eficácia nas pessoas.