Youtube derruba audiência da TV Globo e diretores ligam sinal de alerta no canal

Globo está preocupada com 12 pontos de audiencia que separam a emissora e a plataforma de vídeos.

Youtube derruba audiência da TV Globo e diretores ligam sinal de alerta no canal

Há poucos dias, na segunda semana de fevereiro, diferentes diretores da TV Globo se uniram para tratar de um grande assunto, a questão de audiência e visibilidade do canal. A TV Globo, um dos principais canais de TV aberta no Brasil, tem pedido audiência em grande escalada para o YouTube.

E não, não é só o Globo que tem perdido audiência para plataforma de vídeo, Record, SBT e até mesmo a Band, tem visto o YouTube ter mais audiência que seus telejornais, programas de auditório e novelas.

De modo avassalador, o Youtube, um dos produtos do Google, tem somado mais pontos de audiência do que a Netflix. Em suma, os números atuais da Netflix, passam longe dos atuais registros do Youtube.

Desde janeiro de 2022, a Kantar Ibope consegue medir o consumo individual dentro de casa em diversas telas e de 12 plataformas de vídeo online. O Cross Platform View também consegue acompanhar o desempenho da TV aberta e TV por assinatura. Essa pesquisa é realizada a partir de um aparelho que identifica a URL de onde está o vídeo.

Em janeiro desta ano (2024) a TV aberta registrou 69,2% da audiência, contra 30,8% das plataformas digitais. Nesta mensuração, a Globo permanece líder com 27,1% de audiência durante todo o dia. O Youtube aparece em segundo lugar na audiência com 14,2% do público. A emissora e a plataforma estão separadas por apenas 12,9 pontos percentuais, um pouco a mais do que a Pay TV e o SBT.

Ranking de audiência

O Cross Platform View aponta que em terceiro lugar aparece a Record, com 8,6% do público do Mercado Nacional.

O SBT 6,0%. Ou seja, nas cinco primeiras posições do ranking estão três emissoras de TV aberta, a soma dos canais pagos e o Youtube.

Os serviços de streaming e as plataformas digitais aparecem na parte inferior do ranking. A sexta posição é ocupada pela Netflix, com 3,8%.

O TikTok aparece bem colado com 3,1% da audiência. O Globoplay, que tem investido muito nos últimos anos, tem 1,0% do público e o Prime Video chega a apenas 0,6% do público. O Top 10 fecha com a Record News, com 0,3% de share.