
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para a segunda edição do curso “Fundamentos de Probabilidade e Estatística para Ciência de Dados”. Totalmente online e com 30 horas de duração, o curso será realizado entre 28 de julho e 5 de setembro.
Interessados podem se inscrever até o dia 18 de julho por meio do Sistema Apolo da USP, acessando o link: https://icmc.usp.br/e/d95be.
Coordenado pelo professor Francisco Rodrigues, o curso oferece 200 vagas, sendo 20 com bolsas integrais para participantes em situação de vulnerabilidade econômica — com prioridade para pais que recebem benefícios como o Bolsa Família.
A proposta do curso é combinar teoria e prática com foco especial em programação, utilizando a linguagem Python para resolver problemas computacionais relacionados à probabilidade e estatística. As aulas incluem videoaulas gravadas, exercícios práticos e encontros ao vivo, proporcionando uma experiência completa de aprendizagem.
Entre os temas abordados estão:
- Probabilidades
- Teorema de Bayes
- Modelos discretos
- Simulação de Monte Carlo
- Estimação pontual
- Teste de hipóteses
- Regressão
- Inferência Bayesiana
- Teoria do aprendizado estatístico
Para receber o certificado de conclusão, os alunos devem cumprir pelo menos 75% da carga horária e das atividades propostas.
O curso é aberto ao público geral, não exige graduação prévia, e é altamente recomendado para quem atua com análise de dados, seja na engenharia, biologia, ciências sociais, ou outras áreas.
Assuntos do momento:

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.