Sorocaba decreta estado de emergência por conta da Dengue

UBS dos bairros, Fiori, Hortência e Jardim Simus funcionarão das 19h às 22h somente para atender pessoas com sintomas de Dengue.

05/03/24 às 09:35
por: Gabriel Kazuo
Sorocaba Decreta Estado De Emergência Por Conta Da Dengue

A cidade de Sorocaba, que fica no interior de SP, decretou na tarde desta segunda-feira (04) situação de emergência por conta da Dengue, conforme anúncio feito pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), na sede da Prefeitura.

Segundo o prefeito, a partir de hoje, as UBS dos bairros, Fiori, Hortência e Jardim Simus funcionarão das 19h às 22h somente para atender pessoas com sintomas de Dengue.

No total, Sorocaba registrou 1348 casos da doença desde fevereiro, além de outros 4 casos de chikungunya, outra doença transmitida pelo Aedes Aegypti.

Sobretudo, a Secretaria de Saúde orientou a população para procurar justamente essas 3 UBS para tratar de ambas as doenças, para não sobrecarregar as demais UPAs e UPHs da cidade, que estão liando com outras enfermidades.

Outra medida mais enérgica tomada é que os moradores que não mantiverem suas casas limpas de lixo serão multados e há a autorização para que os fiscais da Prefeitura e o robô drone comprado para matar mosquitos entrem nas residências sem autorização, nos casos de moradias abandonadas ou com dono ausente.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura fará a nebulização de todos os bairros com maiores incidências de casos 24h por dia, também no período da noite, para matar todos os mosquitos que estiverem sobrevoando Sorocaba.