Significado espiritual do Urubu é de renovação

Gabriel Kazuo

8 de janeiro de 2021
Atualização:08 jan 2021 às 19:07

O Urubu é um animal necrófago, cuja sua principal fonte de alimento é a carniça, gerada por restos mortais em decomposição de outros animais. Apesar de o Urubu ter uma simbologia ligada à  morte, ele também pode significar vida e renovação. Veja todos os significados espirituais do Urubu.

No simbolismo cosmológico, ele também representa água e fogo. Por se alimentar de coisas mortas, o urubu acaba realizando uma transmutação de algo que já está morto em vida.

Os urubus não contraem doenças mesmo se alimentando de carne em estado de putrefação e ao terminarem de se alimentar, precisam fazer voos em grandes altitudes, realizando a limpeza do seu pescoço e impedindo que algum verme sobreviva fora do seu corpo. Além disso, enxergam de longe, possuem um voo tecnicamente perfeito e só morrem de velhice, ou se sofrerem algum acidente. As fezes do urubu escorrem por suas patas e lhe servem como proteção. A ciência analisa este milagre e poderá até mesmo usar as fezes para fabricar antibióticos.

Além do significado espiritual do urubu, que limpa as energias densas dos lugares e pessoas, ele também é considerado um protetor no mundo terreno. O animal come o que polui a terra e transforma a carniça em remédio para os seres humanos.  Trata-se da medicina da limpeza e purificação.

Em diversas culturas, os urubus estão ligados ao fogo e ao Sol. Assim como xamãs, eles usam a energia da terra a seu favor. Realizam um serviço sagrado para todos seres vivos, limpando material animal em decomposição e evitando doenças em potencial. Simboliza também o amor pela terra, a vida e a morte, os mistérios e os dons proféticos.

Quando você estiver se sentindo com a energia carregada ou quando sentir que alguma emoção te “apodreceu” por dentro, não se esqueça do significado espiritual do urubu,  invoque sua energia  e solicite uma faxina interna para transformar o seu dia.

Simbologia do Urubu entre o povos Maias

Os maias acreditam que o Urubu foi o primeiro a possuir o fogo, que segundo a cultural local, é a sabedoria suprema. Diz-se também que ele é o único que pode triunfar sobre a morte, transformando-a em vida novamente.

Simbologia do Urubu entre os Egípcios

Os egípcios acreditam que o urubu representa a fertilidade e a abundância, representado inclusive em pinturas, simboliza o poder das mães celestes de absorver a morte, o cadáver, e devolve-lhes a vida, simbolizando, deste modo, o ciclo eterno da transmutação da morte e da vida.

Simbologia de Urubu no sonho

Urubu-Significado Espiritual Urubu

Significado espiritual do urubu no xamanismo. Foto- Viver Natural

Os xamãs creem que, caso um urubu apareça para uma pessoa, seja em sonho ou em vida real, isso pode representar que a pessoa precisa ser mais paciente consigo mesma, escolhendo com calma sobre as decisões que toma em sua vida. Ver um abutre significa que você é livre para escolher seu caminho, mas que a pessoa deve tomar cuidado para momentos em mudanças de rumos necessária.

Se você sonhar com um urubu, isso pode significar que você precisa aprender com o passado, para resolver um problema que você tem no presente, ou terá no futuro. Também pode representar que você está caminhando com uma pessoa falsa, oportunista.

Urubu, uma ave temida por muitos

O urubu pertence à família Ciconiidae, que possui um olfato muito desenvolvido e, normalmente, se alimenta de animais que estão em decomposição. Apesar de parecer um animal pouco amigável, tem caráter bem sociável com aves de sua espécie. Costuma habitar lugares com pouca vegetação como beiras de rios, mares e margens de bosques, porém também é encontrado em zonas urbanas, especialmente em regiões de aterros sanitários.

Apesar de comerem usualmente animais em decomposição o Urubu também podem se alimentar de sementes de palmeiras e cocos e na zona urbana comem em lixões sem temer os humanos. Os urubus que são criados em cativeiro podem viver até trinta anos, enquanto os que vivem na natureza não costumam sobreviver por mais de cinco anos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *