Significado espiritual da cobra
PUBLICIDADE

Significado espiritual da cobra

Redação

20 de dezembro de 2020
Atualização:17 fev 2021 às 18:29

Na maioria das vezes, as cobras são animais considerados traiçoeiros, mas até que ponto isso representa a sua simbologia? Na verdade, o significado espiritual da cobra pode ser muito mais positivo do que você imagina. Fertilidade, renascimento, cura, sabedoria e força espiritual são algumas das principais interpretações.

Qual o significado espiritual da cobra?

Quando você pensa na simbologia da cobra, provavelmente a primeira imagem que vem à mente é a da serpente que convenceu Eva a provar do fruto proibido. Claramente, isso reflete alguns aspectos negativos, como a traição, corrupção, falsidade e tentação.

No entanto, o significado espiritual da cobra vai muito além. Em geral, as cobras são símbolos da força vital, da cura e da renovação, do renascimento, da criação da vida, da fertilidade e até mesmo da sensualidade. A sua representação depende muito da cultura ou religião na qual está inserida.

Significado da cobra no Budismo

No Budismo, por exemplo, a cobra está associada à própria história de Buda. A Serpente Rei, Mucalinda, foi a responsável por proteger Buda logo após o mesmo atingir a sua iluminação. Neste caso, temos um significado espiritual mais forte para o lado da proteção, sobretudo contra as energias negativas.

Significado da cobra no Hinduísmo

Já no Hinduísmo, a cobra ou serpente simboliza algumas divindades e, ao mesmo tempo, a energia Kundalini. Essa energia também é conhecida como Serpente Ígnea ou Serpente de Fogo, sendo uma representação da força vital escondida dentro de todos nós.

Trata-se de uma enorme fonte de energia física e espiritual concentrada na base da coluna. Além disso, segundo a mitologia Hindu as serpentes e a própria Kundalini também são associadas à fertilidade e à energia sexual.

Cobra-coral azul que se alimenta de outras serpentes.

A cobra e o símbolo da Medicina

Você pode ver a cobra representada até mesmo na Medicina com o bastão de Esculápio com uma serpente enrolada. A sua origem vem da mitologia grega e o deus Asclépio, o deus da cicatrização. Logo, a cobra da Medicina simboliza a cura e a capacidade de regeneração.

Em linhas gerais, o significado espiritual da cobra pode ser compreendido com muito mais força para o lado do bem, embora as pessoas ainda tenham os conceitos ruins associados ao animal. Mas você pode ficar tranquila, pois as cobras são símbolos muito ricos em significados positivos para a sua vida.

Significado da cobra no Xamanismo

Quando o assunto é Xamanismo, também temos a cobra como um dos animais de poder. O significado espiritual da cobra no Xamanismo está ligado ao poder da cura, da regeneração, da vitalidade e da transformação.

A cobra consegue trocar de pele com frequência e se adaptar às mudanças com facilidade. Portanto, se a cobra for seu animal totem, significa que você tem uma grande capacidade e sabedoria para se adequar a mudanças, mesmo se forem drásticas.

A serpente de Ouroboros

Outra dúvida muito comum é em relação ao significado espiritual da serpente de Ouroboros. Também conhecida como “a serpente que devora a própria cauda”, é um símbolo muito forte na mitologia Egípcia e em outras culturas, como a do Japão e da Grécia.

A Ouroboros representa o ciclo da vida e do tempo, a continuidade, o infinito, a criação, a destruição e a ressurreição. É um símbolo de renovação, do nascimento e da morte. Também está associado à criação do próprio universo.

Para o Budismo, o Ouroboros é uma representação de como evoluir espiritualmente, pois não há início nem fim. É a energia cíclica e a totalidade do mundo, conceitos também relativos ao Ouroboros na Alquimia.

Significado de tatuagem de cobra

O significado de tattoos de cobra pode variar dependendo da cultura também. A princípio, cada tatuagem de cobra carrega um significado que a própria pessoa escolheu ter representado em seu corpo. Mas, de modo geral, as principais simbologias costumam ser renovação e renascimento.

Entre outras interpretações para as tatuagens de cobras, temos: Cura e transformação; Poder e força; Perigo e tentação; Fertilidade; Conhecimento e sabedoria.

O estilo da tatuagem também tem grande influência sobre seu significado. Por exemplo, uma cobra japonesa pode ser símbolo de proteção contra doenças e azar ou, ainda, representar a sorte, a força vital e as mudanças.

Por outro lado, uma tatuagem de cobra baseada no Horóscopo Chinês tem relação com aspectos como: sabedoria, mistério, sedução, sensualidade e criatividade.

O que significa sonhar com cobra?

Assim como o significado espiritual da cobra, sonhar com o animal traz diversos simbolismos que devem ser atribuídos de acordo com os detalhes do sonho. Por exemplo, o significado de sonhar com picada de cobra é diferente de um em que o animal seja inofensivo.

Por isso, para saber mais, recomendamos que você faça a leitura de nosso artigo específico para desvendar o significado do seu sonho com cobra!

Aliás, até mesmo a cor da cobra nos sonhos pode trazer diferentes interpretações para a sua vida.

Redação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *