Sabão em barras caseiro que você vai querer ter sempre para lavar roupa

Vamos te mostrar como fazer sabão em barras com soda e sem álcool que é muito prático de fazer e é maravilhoso para desengordurar suas louças

28/03/24 às 12:15
por: André Souza
Sabão Em Barras
Sabão Em Barras

O sabão em barras é uma ótima dica para aproveitar aquele óleo usado, dando uma finalidade super útil para ele e ainda cuidando do meio ambiente. Preparamos o passo a passo dessa dica do Canal Bernardo Fernandes que não leva álcool no preparo e vai te render um ótimo e potente sabão! Venha aprender essa receitinha de sabão em barras e se surpreenda!

Como fazer sabão em barras

Para fazer esse sabão em barras vamos usar ingredientes que talvez você já possua na sua casa como, óleo usado, água, soda cáustica, bicarbonato de sódio e detergente neutro. Para esse sabão em barras, vamos dissolver a soda em água utilizando os equipamentos de proteção. Incorporamos em seguida o óleo e depois o bicarbonato dissolvido em água fria. Por último, incorporamos o detergente e misturamos bem até homogeneizar. Colocamos nossa mistura em uma forma e deixamos secar por 24 horas, para depois desenformar e cortar. Simples assim, temos um ótimo sabão em barras para ajudar a limpar e desengordurar!

Ingredientes do sabão em barras

  • 250ml de água em temperatura ambiente
  • 170g de soda cáustica
  • 1 litro de óleo usado coado
  • 250ml de água fria
  • 30g de bicarbonato de sódio 
  • 85ml de detergente neutro 
  • luvas, máscara e óculos de proteção 

Modo de preparo

  1. Vista as luvas, a máscara e os óculos de proteção antes de iniciar a receita!
  2. Em um balde, misture a água e a soda cáustica com um bastão até dissolver por completo. Não fique com o rosto perto do balde enquanto mistura porque o vapor que solta da mistura é tóxico e produz efeitos nocivos ao organismo.
  3. Adicione o óleo usado coado e misture muito bem até que a mistura fique um pouco mais consistente o amarelo do óleo fique mais esbranquiçado.
  4. Em um recipiente, dissolva o bicarbonato de sódio na água fria e incorpore-o na mistura, mexendo vigorosamente por alguns minutos.
  5. Finalize adicionando o detergente neutro e misture bem por mais uns 2 minutos.
  6. Despeje a mistura em formas de sabão ou vasilhas forradas com saco plástico.
  7. Deixe descansar por 24 horas para endurecer e depois desenforme e corte. Se preferir, deixe curar por alguns dias a soda para então utilizar seu sabão em barras maravilhoso!