
Na manhã desta quinta-feira (10/04) a Polícia Federal bateu na porta da casa do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga do partido Republicanos, em cumprimento da Operação Cópia e Cola, que tem como foco o combate a suspeitas de desvio de recursos públicos destinados à área da saúde. Um dos alvos da ação é o prefeito de Sorocaba, conhecido nas redes sociais pelos vídeos virais que promovem ações da sua gestão — o que lhe rendeu o apelido de “prefeito tiktoker”.
Além de Sorocaba, a PF cumpre 28 mandados de busca e apreensão em outras 11 cidades paulistas, além de uma diligência em Vitória da Conquista, na Bahia.
De acordo com a investigação, uma organização social contratada pela Prefeitura de Sorocaba é suspeita de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro. Segundo informações da TV TEM, afiliada da TV Globo, os agentes encontraram pelo menos R$ 600 mil em espécie em imóveis ligados aos investigados.
A apuração, iniciada em 2022, identificou movimentações financeiras suspeitas, como depósitos em dinheiro, pagamentos de boletos e compra de imóveis. Como parte das medidas, a PF determinou o bloqueio de R$ 20 milhões em bens pertencentes à organização investigada.
A Prefeitura de Sorocaba foi procurada pela agência Estadão Conteúdo e, até o momento, ainda não se manifestou oficialmente. O prefeito Rodrigo Manga também não comentou publicamente o caso.
No estado de São Paulo, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco.
Assuntos do momento:

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.