Pão caseiro delicioso que já sai do forno fatiado para só saborear no café da tarde

Vamos te ensinar como preparar pão caseiro muito lindo para embelezar a sua mesa do café e super delicioso

03/04/24 às 08:45
por: André Souza
Pão Caseiro
Pão Caseiro

O pão caseiro do Canal Tata Pereira é uma delícia para você servir no café da tarde com a sua família. Vamos te ensinar todos os detalhes do preparo dessa maravilha para você arrasar e conquistar toda a sua família com um pão lindo, fofinho e delicioso! Venha descobrir como fazer esse pão caseiro fantástico e se surpreenda!

Como fazer pão caseiro

Para o preparo da receita de pão caseiro vamos precisar de farinha de trigo, leite, açúcar, manteiga, fermento biológico seco, ovo, sal e coco ralado. Vamos começar a nossa massa misturando o açúcar com o fermento e o leite morno. Vamos adicionar o ovo, o sal e metade da farinha e, com isso bem homogeneizado, vamos adicionar o restante da farinha, amassando bem com as mãos até obter uma massa lisa que desgrude das mãos. Depois da massa descansar por 40 minutos, vamos dividir em porções, bolear, achatar em disquinhos e dispor os disquinhos na forma untada. Depois de descansar mais 40 minutos, vamos pincelar a gema com leite por cima, levar ao forno por aproximadamente 25 minutos e finalizamos com manteiga e coco ralado. Agora é só servir e apreciar esse maravilhoso pão caseiro!

Ingredientes da receita de pão caseiro

Para a massa 

  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 1 envelope de fermento biológico seco (10g)
  • 1 xícara de chá de leite morno
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher de café de sal 
  • 4 xícaras de chá de farinha de trigo 
  • 3 colheres de sopa de manteiga 

Para pincelar 

  • 2 colheres de sopa de leite + 1 gema
  • coco ralado a gosto 

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture o açúcar, o fermento biológico seco e o leite morno até homogeneizar. 
  2. Adicione o ovo levemente batido e o sal e misture novamente.
  3. Acrescente metade da farinha de trigo com a manteiga e misture para incorporar todos os ingredientes.
  4. Quando acrescentar o restante da farinha de trigo, amasse com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea que não grude nas mãos. Não precisa sovar na bancada, apenas amassar com as mãos na tigela mesmo. 
  5. Boleie a massa, deixe na tigela e cubra com plástico filme, deixando descansar para dobrar de volume, cerca de 40 minutos. 
  6. Transfira a massa para a bancada, divida em porções de aproximadamente 60g cada uma, boleando cada porção e achatando em seguida como um disquinho. 
  7. Em uma forma redonda (~25cm de diâmetro) untada com óleo, acomode cada disquinho ao lado do outro, deixando uma levemente por cima da outra, apena nas pontinhas de cada disco.
  8. Cubra novamente com o plástico filme e deixe descansar por mais 40 minutos. 
  9. Misture a gema e o leite, pincele por cima da massa e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 a 25 minutos. 
  10. Pincele manteiga por cima para dar brilho, polvilhe o coco ralado e sirva esse delicioso pão caseiro lindo e delicioso!