Governo de SP lança aplicativo de segurança nas escolas

03/04/24 às 08:31
por: Gabriel Kazuo
Governo De Sp Lança Aplicativo De Segurança Nas Escolas

O Governo de São Paulo, via Secretaria da Educação, lançou nesta terça-feira (02), um aplicativo que denuncia práticas criminosas dentro de escolas estaduais, como, por exemplo: agressões, bullyng, racismo, porte de arma e tentativa de atentado dentro de salas de aula.

Este app pode ser baixado por alunos, pais e professores para ajudar na denúncia desses crimes, que vão para o Diretório Regional de Ensino de cada cidade, que analisarão o caso e tomarão as medidas cabíveis, sejam elas no âmbito judicial, seja no criminal.

Cada denúncia passará por uma banca de professores, diretores e pedagogos, que avaliarão se o caso merece ser levado adiante, como um boletim de ocorrência, ou se pode ser resolvido dentro da instituição de ensino, sem envolver a Justiça ou a Polícia.

Vale destacar que o app não revela a identidade do denunciante, mas que as vítimas podem colocar nele imagens, vídeos, textos e prints de celular que serão arquivados e usados como prova para indiciar os suspeitos de cometerem os delitos citados acima.

Outro benefício é que os pais podem checar o histórico de casos violentos em cada instituição de ensino, para decidir se podem ou não inscrever sus filhos em determinada escola, além de mostrar os resultados que cada caso obteve após a denúncia.

Segundo a Secretaria da Educação, o objetivo do app é diminuir a burocracia e dar mais segurança para aqueles que denunciarem problemas ocorridos nas escolas, sem a necessidade de ir até uma delegacia de Polícia, além de acelerar o processo de investigação caso os crimes denunciados ocorram.