
O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba, que abrange 33 municípios, agora conta com seis cidades em situação de emergência devido à dengue. A mais recente a decretar foi Mairinque, com o documento assinado pelo prefeito Eduardo Thomaz (PL) em 25 de março.
A justificativa para o decreto inclui a declaração de emergência em nível estadual feita em fevereiro, além de alertas do Ministério da Saúde para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O decreto municipal reconhece o cenário de epidemia de dengue e autoriza medidas administrativas como: aquisição de insumos e materiais para controle vetorial, contratação de serviços emergenciais, prorrogação de contratos relacionados ao enfrentamento da doença e à assistência dos pacientes.
No âmbito dos servidores públicos, o decreto suspende férias e folgas de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, profissionais da vigilância ambiental e das unidades de saúde de Mairinque, enquanto durar a situação de emergência.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é a responsável por estabelecer diretrizes e monitorar a evolução da situação epidemiológica. O decreto já está em vigor desde sua publicação.
Veja também:
Casos e mortes
Segundo o Painel de Arboviroses do Governo do Estado de São Paulo, Mairinque registra até o momento 312 casos confirmados de dengue, sendo dois com sinais de alarme — como dor abdominal, vômito e sangramento de mucosas. Há ainda uma morte sob investigação.
Outros municípios
Além de Mairinque, outras cinco cidades do GVE também decretaram emergência: Votorantim, Araçoiaba da Serra e Tatuí (em fevereiro); Itu e Salto (em março).
Assuntos do momento:

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.