Mairinque e mais 5 cidades do GVE de Sorocaba decretam estado de emergência por casos de dengue

Mairinque E Mais 5 Cidades Do Gve De Sorocaba Decretam Estado De Emergência Por Casos De Dengue

O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba, que abrange 33 municípios, agora conta com seis cidades em situação de emergência devido à dengue. A mais recente a decretar foi Mairinque, com o documento assinado pelo prefeito Eduardo Thomaz (PL) em 25 de março.

A justificativa para o decreto inclui a declaração de emergência em nível estadual feita em fevereiro, além de alertas do Ministério da Saúde para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O decreto municipal reconhece o cenário de epidemia de dengue e autoriza medidas administrativas como: aquisição de insumos e materiais para controle vetorial, contratação de serviços emergenciais, prorrogação de contratos relacionados ao enfrentamento da doença e à assistência dos pacientes.

No âmbito dos servidores públicos, o decreto suspende férias e folgas de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, profissionais da vigilância ambiental e das unidades de saúde de Mairinque, enquanto durar a situação de emergência.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é a responsável por estabelecer diretrizes e monitorar a evolução da situação epidemiológica. O decreto já está em vigor desde sua publicação.

Casos e mortes

Segundo o Painel de Arboviroses do Governo do Estado de São Paulo, Mairinque registra até o momento 312 casos confirmados de dengue, sendo dois com sinais de alarme — como dor abdominal, vômito e sangramento de mucosas. Há ainda uma morte sob investigação.

Outros municípios

Além de Mairinque, outras cinco cidades do GVE também decretaram emergência: Votorantim, Araçoiaba da Serra e Tatuí (em fevereiro); Itu e Salto (em março).