
Um jovem de 19 anos precisou ser internado em estado grave na UTI após consumir um bolinho de mandioca supostamente envenenado na noite da última sexta-feira (11/7), em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O caso chocante envolve suspeita de tentativa de homicídio, clima de tensão familiar e uma reviravolta que está sendo investigada pelas autoridades.
Segundo informações do boletim de ocorrência, o alimento foi enviado pela própria tia do jovem. A família relatou que, por volta das 20h, os bolinhos chegaram à residência, preparados por ela mesma. Todos os familiares comeram os quitutes, mas apenas o rapaz apresentou sintomas severos.
Bolinho de mandioca envenenado? Jovem passa mal e é socorrido às pressas
Cerca de 30 minutos após o consumo, o jovem começou a passar mal e foi socorrido por um vizinho até a UPA União. No local, o diagnóstico preliminar foi direto: sintomas compatíveis com envenenamento por “chumbinho”, uma substância altamente tóxica usada ilegalmente como raticida.
O médico alertou imediatamente os familiares sobre a gravidade do quadro. O paciente foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva, onde segue intubado, sob vigilância neurológica e passou por hemodiálise emergencial. A Prefeitura de São Bernardo confirmou que o estado de saúde é grave, porém estável.
Tensão entre familiares: “Ela nunca mandou comida antes”, diz pai do jovem
O pai da vítima declarou à polícia que não tem bom relacionamento com a irmã, e que foi a primeira vez que ela enviou qualquer tipo de alimento à família. Ainda assim, os demais moradores da casa — incluindo os pais — não apresentaram sintomas após consumir os mesmos bolinhos.
No entanto, a tia também procurou a polícia para dar sua versão. Segundo ela, os bolinhos de mandioca foram preparados em casa, e cinco unidades foram enviadas para o sobrinho. Ela afirma ter comido os mesmos bolinhos com a própria família e animais de estimação — e garante que ninguém passou mal.
Polícia colhe amostras e inicia perícia nos ingredientes dos bolinhos
A Polícia Civil de São Bernardo foi até as casas da vítima e da tia para coletar amostras dos alimentos, ingredientes usados e restos da massa. O material foi encaminhado para perícia técnica, e o Instituto Médico Legal foi acionado para realizar exames toxicológicos na vítima.
O caso foi oficialmente registrado como tentativa de homicídio, e as investigações seguem sob responsabilidade do 3º Distrito Policial da cidade.

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.




