
Um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal – GCM de São Roque após protagonizar uma fuga arriscada pelas ruas da cidade com uma motocicleta irregular. O caso ocorreu durante patrulhamento no bairro Vila Nova, quando agentes flagraram o suspeito pilotando uma Yamaha Fazer 150 preta sem placa, espelhos retrovisores ou escapamento. O veículo ainda trafegava na contramão da Avenida Piracicaba, próximo à esquina com a Avenida Bernardino de Lucca.
Diante da situação, os agentes iniciaram o acompanhamento. Em alta velocidade e desobedecendo à ordem de parada, o motociclista passou a realizar manobras perigosas, colocando em risco motoristas e pedestres. Ele ignorou sinalizações, avançou semáforos e seguiu pela Avenida Varanguera, demonstrando, segundo os agentes, atitudes provocativas contra a viatura.
Durante a tentativa de conversão na Rua das Acácias, nas proximidades do Portal do Guaçu, o condutor perdeu o controle da motocicleta, caiu e tentou fugir a pé. Os guardas o seguiram e conseguiram detê-lo cerca de 120 metros depois, na esquina com a Rua dos Ciprestes. Por estar alterado e apresentar risco à segurança dos agentes e de terceiros, foi necessário o uso de algemas.
Com apoio das equipes ROMO e CANIL, o homem foi conduzido à Santa Casa de São Roque para avaliação médica e, em seguida, encaminhado à Delegacia de Polícia. Na unidade, ele alegou ter comprado a moto por R$ 3 mil de um conhecido, afirmando que o veículo seria proveniente de leilão.
Entretanto, durante a averiguação, os agentes constataram que a motocicleta estava com as numerações de chassi e motor raspadas, impedindo sua identificação. Informações levantadas pela GCM indicam que o veículo pode ter sido roubado em Sorocaba.
Além disso, o suspeito não possui carteira de habilitação e já tem passagem criminal por tráfico de drogas, tendo cumprido pena de oito anos de reclusão. Diante das evidências, a autoridade policial determinou a instauração de inquérito e a apreensão da motocicleta, que foi levada ao pátio da cidade de Sorocaba para perícia técnica.
O caso será investigado por possíveis crimes de receptação (art. 180) e adulteração de sinal identificador de veículo automotor (art. 311), além de outras infrações que possam surgir no curso do inquérito. O homem foi liberado e irá responder ao processo em liberdade.
A equipe da viatura 643 agradeceu o empenho de todas as guarnições que contribuíram para o desfecho da ocorrência.

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.




