Governo pede que população faça redução do uso de água em meio a onda de calor

Advertisements

Governo Pede Que População Faça Redução Do Uso De Água Em Meio A Onda De Calor

O cenário de calor intenso, com a onda de calor, que os paulistas enfrentam desde a semana passada, trouxe um desafio extra para além dos termômetros: a sede das cidades. Segundo a Sabesp, o consumo de água saltou até 60% em algumas localidades, uma pressão imensa sobre os mananciais que abastecem a Grande São Paulo. Diante de uma estiagem que já se arrasta e da escassez de chuvas, o Governo do Estado faz um apelo à sensibilidade da população: economizar não é apenas uma recomendação, é uma necessidade coletiva.

Com as represas operando em níveis críticos devido à falta de chuva, a prioridade agora é garantir o básico: alimentação e higiene. Atividades como lavar calçadas, carros ou encher piscinas pesam no sistema e podem comprometer o abastecimento de todos.

Para equilibrar a balança entre a alta demanda e os reservatórios baixos, a Sabesp tem intensificado manobras operacionais e enviado caminhões-pipa para áreas mais vulneráveis. No entanto, o esforço técnico precisa do apoio humano. “O uso consciente deve fazer parte da rotina das famílias. A ação de cada um impacta diretamente na preservação das nossas represas”, reforça Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

Cuidado noturno: a gestão da pressão nas torneiras

Desde agosto, uma medida estratégica está em vigor para evitar desperdícios invisíveis. Em parceria com a Arsesp, o Governo reduziu a pressão da água durante a noite na Região Metropolitana. Atualmente, essa redução ocorre entre as 19h e as 5h.

Pode parecer um detalhe técnico, mas os números impressionam: essa gestão hídrica poupa o equivalente a 1,2 milhão de caixas d’água de 500 litros todos os dias. É água que deixa de vazar em tubulações e permanece guardada nas represas.

Como você pode ajudar (e ainda economizar na conta)

Mudar pequenos hábitos dentro de casa é a forma mais eficaz de enfrentar essa onda de calor com responsabilidade. Confira dicas práticas:

  • O banho é o ponto de atenção: Reduzir o tempo de 15 para 5 minutos pode salvar até 9 mil litros de água por mês em uma família média. É o maior impacto positivo que você pode gerar hoje.
  • Atenção aos vazamentos: Confira se a descarga não está “correndo” e evite descartar lixo no vaso sanitário, o que exige mais água e causa entupimentos.
  • Cozinha consciente: Feche a torneira enquanto ensaboa os pratos. Se usar máquina de lavar louça, espere até que ela esteja com a capacidade máxima.
  • Reuso inteligente: Junte o máximo de roupas para usar a máquina de lavar e aproveite a água do enxágue para limpar o quintal ou a varanda.
  • Troque a mangueira pela vassoura: Para a limpeza de áreas externas, a vassoura é a melhor aliada. Se precisar lavar o carro, prefira o balde, que limita o consumo e evita o desperdício desenfreado.