Funcionários da Toyota em Indaiatuba podem entrar em greve geral e afetar produção de carros

Funcionários Da Toyota Em Indaiatuba Podem Entrar Em Greve Geral E Afetar Produção De Carros
Assembleia Na Entrada Da Fábrica Da Toyota Em Indaiatuba.

Coluna O Informante, por Igor Juan- Um grande grupo de funcionários da Toyota em Indaiatuba, interior de São Paulo, se uniram na entrada da fábrica no final da tarde desta quarta-feira (03/04), para realizar uma assembleia com o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas.

Tanto o sindicato da categoria, bem como os funcionários, estão preocupados quanto ao fechamento da fábrica da Toyota em Indaiatuba, que pode gerar inúmeros desempregos e afetar a economia local. O comunicado de fechamento da fábrica na cidade foi feito no mês de março pela direção-geral da LATAM – America Latina da montadora, que deve concentrar sua produção de carros unicamente em Sorocaba.

Atualmente a Toyota Indaiatuba produz por dia 245 carros em dois turnos. Com assembleia, o Sindicato deve se reunir na sexta-feira (05), com o diretor da Toyota do Brasil, Evandro Luiz Maggio, às 14h, para falar sobre o futuro da empresa.

Em suma, ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior, a direção da Toyota mostra-se resistente a negociações, o CEO da Toyota na America Latina, Rafael Chang, também deverá se reunir com o Sindicato em breve e caso nada seja definido, os funcionários da empresa podem entrar em greve geral e assim a produção de veículos pode ser afetada.

Como proposta para assegurar os trabalhadores, o sindicato pede a Toyota que garanta estabilidade dos trabalhadores até 2026, isso porque uma demissão em massa pode ocorrer. Além disso, o sindicato pede a permanência da empresa e dos empregos em Indaiatuba. A Toyota, no entanto, apenas apresentou aos seus trabalhadores a proposta de demissão voluntária.

Por fim, segundo o Sindicato, a direção da Toyota do Brasil é contraditória em seu posicionamento e ação. A empresa diz que os empregos serão mantidos com a transferência da planta para Sorocaba ao mesmo tempo, em que apresenta a proposta de demissão voluntaria.