FGTS Digital começa a valer a partir de hoje e promete economia e agilidade para os empregadores

Com o FGTS Digital os empregadores poderão pagar as taxas usando Pix

Fgts Digital
Fgts Digital Começa A Funcionar A Partir De Hoje (1º) – Imagem: Fgts

O lançamento da plataforma FGTS Digital está marcado para esta sexta-feira (1º), prometendo simplificar e agilizar as responsabilidades dos empregadores no recolhimento do tributo de seus funcionários. A nova plataforma irá integrar os dados de remuneração do e-Social, permitindo a geração de guias personalizadas e simplificando os processos de pagamento.

A plataforma estará disponível no site do Ministério do Trabalho e poderá ser acessada através da conta gov.br do empregador.

Além disso, o FGTS Digital oferecerá diversas funcionalidades, incluindo o cálculo automático de indenizações compensatórias, emissão de extratos detalhados por trabalhador e a opção de estorno e parcelamento dos valores a serem depositados nas contas dos funcionários.

Benefícios do FGTS digital

Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a implantação do FGTS Digital proporcionará economia de tempo e redução de custos operacionais para os empregadores. Ele destaca que os empregadores economizarão 36 horas por mês em rotinas de recolhimento do tributo, além de redução de custos operacionais em R$ 144 milhões por ano.

Ainda, a nova plataforma permitirá maior facilidade na emissão e personalização de guias, agilidade no processo de individualização dos depósitos e celeridade no pagamento de FGTS em atraso. Além disso, oferecerá ferramentas automáticas para o cálculo da multa do FGTS e recomposição de salários de períodos anteriores.

O coordenador-Geral de Gestão e Fiscalização do FGTS, Virgílio Saraiva Valente, destaca que o FGTS Digital proporcionará uma forma simples, ágil e intuitiva para os empregadores cumprirem suas obrigações de recolhimento do FGTS.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), responsável pela viabilização técnica do FGTS Digital, ressalta a segurança da plataforma, que está em conformidade com as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O FGTS digital ainda vai promover a rapidez na arrecadação e no depósito dos valores recolhidos nas contas vinculadas dos trabalhadores e a adoção do PIX reduzirá os custos com tarifas pagas à rede arrecadadora, o que acarretará economias substanciais para o Fundo.