Entenda por que a TIM virou Vivo em Mairinque

Situação surpreendeu muitas pessoas na cidade. Entenda

20/10/23 às 09:52
por: Igor Juan
Entenda Porque A Tim Virou Vivo Em Mairinque
Torre De Sinal Compartilhado Da Tim E Vivo.

Nos últimos dias muitas pessoas passaram a buscar respostas e tentar entender duas situações na telefonia móvel na cidade de Mairinque, interior de São Paulo.

Diversos moradores estão sem sinal da operada Vivo, alguns em diferentes horários do dia e outros basicamente o dia todo. Além disso, aqueles que enfrentam a falta de sinal perceberam uma mensagem em seus smartphones, informando que a rede conectada ao aparelho é a “TIM Brasil Vivo”, ou “Vivo Brasil TIM”.

A princípio, muitas pessoas imaginaram que uma empresa teria comprado a outra. O Jornal Correio do Interior apurou a situação.

Em suma, trata-se de uma fusão de trabalho entre as duas operadoras, em que basicamente passam a usar a mesma rede (torre) na cidade de Mairinque. Logo, nesta situação, também ocorre uma oscilação de sinal, já que ajustes estão sendo feitos.

E isso não é um caso isolado, apenas em Mairinque. 2.800 cidades do Brasil recebem sinal da Vivo e TIM de uma torre geral, desde 2020. Essa ação ocorre e deve ser implementada gradativamente em todas as cidades com até 60 mil moradores.

Conforme informado pela Vivo e TIM, essa ação, chamada de RAN Sharing, visa ampliar a cobertura de sinal na cidade pela rede 3G e 4G.

Por fim, esse é motivo de muitas pessoas verem a mensagem TIM Brasil Vivo em seus aparelhos. Vale ressaltar que não é a compra e venda de nenhuma das empresas, mas sim um acordo reconhecido pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, autorizado no fim de 2019.

TIM e Vivo vão aplicar rede compartilhada em cidades vizinhas de Mairinque?

Ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior, essa ação de rede compartilhada em Mairinque, não será aplicada em cidades vizinhas como São Roque, Ibiúna ou Araçariguama.

Por fim, a questão de falta de sinal deve ser normalizada dentro de alguns dias, ao que informado pela TIM Brasil ao jornal.