Em pleno natal, cidades da região de Sorocaba enfrentam falta de água

Advertisements

Em Pleno Natal, Cidades Da Região De Sorocaba Enfrentam Falta De Água

Moradores de pelo menos cinco cidades da região de Sorocaba enfrentam o desabastecimento de água desde o último sábado (20). O problema, que atinge bairros em Boituva, Iperó, Piedade e Salto de Pirapora, além do centro de Araçoiaba da Serra, tem gerado revolta especialmente pelas altas temperaturas registradas no período. Segundo relatos, embora a escassez seja um problema antigo em alguns pontos, a situação tornou-se crítica nos últimos dias.

Relatos de descaso e protestos

Em Araçoiaba da Serra, moradores relatam estar sem água há uma semana e já organizam um ato público em protesto. Em Iperó, no distrito de George Oetterer, a indignação é alimentada por um vídeo que mostra uma caixa d’água da rede vazando próximo ao posto de saúde, enquanto as torneiras das residências seguem secas desde a tarde de sábado.

As justificativas da Sabesp

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) apresentou diferentes explicações para as falhas no serviço em cada localidade:

  • Iperó: O problema foi causado por uma queda de energia que afetou a Estação Elevatória, desregulando o sistema de automação e provocando vazamentos. A recuperação é gradual, com previsão de normalização até a madrugada de terça-feira (23).
  • Salto de Pirapora: Uma falha em uma bomba afetou o bairro Nova Metropolitana. O conserto já foi realizado e o abastecimento deve ser totalmente restabelecido até o fim de terça-feira (23).
  • Piedade: A falta de água no bairro dos Garcia decorre de manutenções corretivas na rede. A previsão é que o serviço retorne ao normal na madrugada de quarta-feira (24).
  • Boituva: Contrariando as queixas dos moradores do Parque Novo Mundo, a Sabesp afirma que o abastecimento na cidade está regular e os reservatórios operam com níveis adequados.

Até o fechamento desta reportagem, o Grupo Águas do Brasil, concessionária responsável por Araçoiaba da Serra, não enviou um posicionamento oficial sobre a situação no centro da cidade.