Em menos de 1 mês duas pessoas morreram na Represa de Mairinque

18/09/23 às 11:08
por: Igor Juan

Em menos de um mês, duas pessoas morreram afogadas na Represa de Mairinque, interior de São Paulo, sendo a Represa de Itupararanga, que abastece oito cidades a região.

O primeiro caso aconteceu no feriado nacional de 7 de setembro, tendo como vítima um jovem morador de Osasco, na Grande São Paulo. Marcos Vinicius Pinheiro da Silva, de 22 anos. O jovem estava na represa em um passeio de barco com três pessoas, sendo o piloto da embarcação e dois amigos.

A embarcação em que eles estavam bateu em uma pedra submersa na represa e o barco rapidamente afundou. De todos os ocupantes, apenas Marcos não sabia nadar, foi quando o passeio tornou-se uma tragédia. O jovem começou a se afogar e chegou a receber ajuda dos amigos, que deram a ele um tanque que flutuava na represa, porém, Marcos não conseguiu segurar no tanque e acabou morrendo afogado.

O corpo do jovem ficou submerso em um local que segundo populares que moraram próximo da represa, existe uma espécie de poço. A equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Santa Rosália de Sorocaba, informou ao Jornal Correio do Interior que o corpo de Marcos estava em um local com mais de 20 metros de profundidade. O resgate do corpo levou quatro dias, até a equipe pudesse localizar o ponto exato.

O Jornal Correio do Interior tentou contato com o piloto da embarcação, para saber o porquê os ocupantes não usavam colete salva-vidas, mas o piloto e dono do barco não foi localizado.

Afogamento no dia 17 de setembro

O segundo registro de afogamento aconteceu no dia 17 de setembro.  Leandro Dionízio Paulo, de 37 anos, morador de Barueri, também na Grande São Paulo, estava pescando na represa sua mãe, irmão e uma sobrinha.

Durante o final da pescaria em um ponto conhecido como prainha, por ter muitos bancos de areia, Leandro decidiu atravessar parte da represa nadando, quando repentinamente desapareceu na água.

Os familiares acionaram os bombeiros quando o caso ocorreu às 12h30, mas só às 17h30 o corpo de Leandro foi encontrado.