Domo de calor atingirá algumas cidades do Estado de São Paulo neste Carnaval

Conforme o Climatempo, a onda de calor se iniciou na Argentina e no Chile

Domo de calor atingirá Estado de São Paulo neste Carnaval

Segundo os sites de meteorologia Climatempo e MetSul, uma parte do Estado de São Paulo sofrerá com a incidência de um domo de calor neste Carnaval, que atinge neste momento Chile, Argentina, Uruguai, e principalmente estados do Sul e do Centro-Oeste do Brasil.

Segundo ambos os sites, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já sofrem os efeitos desta onda de calor, com temperaturas acima dos 33 graus, condição que deverá se seguir até o próximo final de semana, quando o Carnaval começa.

Para piorar, esta onda de calor será quente e seca e deverá se prolongar até a quarta-feira de Cinzas, quando uma frente fria chegará e mandará o calorão embora.

Sobretudo, este domo de calor será muito potente, pois atingirá até mesmo a região Norte e todo o Centro-Oeste, com máximas beirando os 40 graus e com clima parecido com o de deserto.

Domo de calor se originou na Argentina

Conforme o Climatempo, a onda de calor se iniciou na Argentina e no Chile, que desde a sexta-feira passada sofrem com temperaturas acima dos 40 graus e com incêndios devastadores.

Para quem não conhece, um domo de calor é uma enorme área de alta pressão que leva ar extremamente quente e seco por onde passa, e tem seus efeitos amplificados por conta do aquecimento global e pelo El Nino no Oceano Pacífico.

Diferente das massas de ar polar, que passam muito rapidamente, uma bolha de calor possui um ar concentradamente quente e denso, que demora dias ou semanas para ir embora, e que só desaparece com a chegada da chuva.

São Paulo terá calor, mas não em todo Estado

Em relação ao Estado de São Paulo, esta onda atingirá apenas uma parte das regiões paulistas enquanto a outra sofrerá com um calor pouco intenso. Por sorte, cidades como Sorocaba e São Roque não estão nesta lista e sequer sentirão os efeitos do domo de calor.

Isso porque outra peculiaridade dos domos de calor é que eles só atingem áreas mais ao interior, que são mais secas e as que estão mais ”perto do mar” sentem menos, por causa das correntes de umidade.

Por exemplo, em São Roque, a semana será com temperaturas até agradáveis, na casa dos 28 a 31 graus, esquentando somente na quarta-feira de Cinzas, onde fará 34 graus e na sexta, com 35 graus.

No entanto, no sábado (17(, uma frente fria chegará na cidade e derrubará as temperaturas para 22 graus, onde subirão lentamente até o final do mês.

Em Sorocaba, a situação será um pouco diferente, com o calorão chegando no feriado de Carnaval, com 33 graus e 34 na Quarta-Feira de Cinzas, com a virada do tempo acontecendo no dia 17, no final de semana.