
Enquanto a Prefeitura de Mairinque participa do programa Cidade Limpa, em parceria com a TV TEM, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo, promovendo ações de recolha de resíduos e limpeza urbana, o cenário encontrado atrás da Escola Municipal Paulo Freire mostra uma realidade bem diferente da que vai ao ar na TV.
No terreno, localizado ao lado da obra abandonada da Policlínica, há acúmulo de entulho, móveis velhos, restos de poda, plásticos, madeiras e até lixo comum. Segundo moradores, caminhões da própria Prefeitura têm feito descarte de materiais no local.
O problema é que, além de configurar descarte irregular, a prática coloca em risco a saúde das crianças e da comunidade do entorno, favorecendo o surgimento de insetos e animais peçonhentos.
A ironia é que, enquanto o Cidade Limpa divulga imagens de ruas sendo “revitalizadas” e elogia o esforço da administração, a sujeira que fica fora do enquadramento parece contar outra história — a de uma cidade limpa apenas para as câmeras.

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.




