Concurso Público da GCM de Sorocaba abre nova inscrição

18/09/23 às 11:47
por: Gabriel Kazuo

A pedido da Justiça de São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, abrirá um novo concurso público para a contratação de GCMs – Guardas Civis Municipais, para a cidade.

Segundo a Prefeitura, são 50 vagas para completar o efetivo da GCM, com edital sendo publicado na noite desta sexta-feira (15).

No total, serão 10 vagas para mulheres e 40 para homens, com salários de R$ 2.162,64, mais bônus de R$ 2.162,64.

Este concurso público tem parceria da Unesp, e para se inscrever, basta acessar o site da instituição de ensino, a Fundação Vunesp.

Dentre os requisitos, basta ter ensino médio completo, além de ter carteira de habilitação na categoria A e B, sendo para carro e moto.

A prova do concurso público para GCM de Sorocaba será no dia 17 de dezembro, sendo um exame com prova objetiva, bem como de redação.

Em seguida, haverá um teste de aptidão física, avaliação psicológica e testes antidrogas. Por fim, as inscrições vão até o dia 11 de outubro, inclusive com vagas para pessoas com deficiência.

Concurso foi impedido de acontecer por determinação da Justiça

O concurso, que deveria ter acontecido no dia 3 de setembro, foi suspenso pelo TJSP – Tribunal de Justiça de São Paulo, após analisar uma situação no edital do concurso, que só dava direito inscrição candidatos com idade máxima (35 anos) e de altura mínima (1,59 para sexo feminino e 1,65 para o sexo masculino).

Cerca de  3 mil e 600 candidatos estavam inscritos.  Para Justiça, a Prefeitura de Sorocaba disse que seguiu os trâmites legais de critérios no edital, cumprindo o disposto em lei municipal.