Como identificar doenças respiratórias mais comuns durante o outono e inverno?

26/03/24 às 15:31
por: Gabriel Kazuo
Como Identificar Doenças Respiratórias Mais Comuns Durante O Outono E Inverno

Estamos oficialmente no outono, época do ano em que os dias são mais frios e a incidência de chuvas geralmente diminui. Por conta disso, aumenta-se muito os casos de doenças respiratórias nesta época do ano, causadas pelas mudanças bruscas de temperatura e ar mais poluído.

Mas, você por algum acaso sabe identificar quais as doenças respiratórias mais comuns nesta época do ano? E se a resposta for SIM, você sabe identificar quais são seus sintomas mais comuns e se você deve ou não procurar atendimento médico?

Confira todas as respostas a seguir:

Principais doenças respiratórias do outono/inverno

  • Rinite alérgica, asma, bronquite, sinusite e faringite:

Essas 5 doenças aparecem em primeiro lugar na lista de ”menor gravidade” e são causadas única e exclusivamente pelo acúmulo de poluentes ou poeira no ar.

Sobretudo, seu sintoma principal é inflamação ou constipação de uma determinada área do sistema respiratório, que podem durar apenas alguns dias, e não há necessidade de atendimento médico com urgência.

  • Resfriado e Pneumonia:

Em segundo lugar, existem o resfriado e a pneumonia, e sua principal diferença em relação às demais doenças citadas acima é que elas são causadas por mudanças bruscas de temperatura, além do ar seco.

Logo, se você começar a ficar doente e não souber se está com rinite ou resfriado, ou se é asma ou pneumonia, pergunte-se a si mesmo se, no momento em que pegou a doença, se ela ocorreu devido a apenas a secura do ar ou também por conta da mudança na temperatura.

Em termos de tratamento, a exceção da pneumonia, que é uma doença mais grave e necessita de atendimento no pronto-socorro, o resfriado é facilmente tratável, assim como as demais doenças acima.

  • Gripe:

Entrando no estágio de doenças mais graves, temos a Gripe, e diferentemente do resfriado ela é uma doença contagiosa, que independe da condição climática para que você pegue ou não.

Além disso, a Gripe é tratável mediante à vacinação, e em casos mais graves ela necessita de internação hospitalar.

  • Covid-19:

Por fim, de todas as doenças respiratórias existentes, a mais grave delas é a Covid-19, que além de danificar o sistema respiratório também atinge outas áreas do organismo, podendo até mesmo matar.

Para tratar a doença, é necessário vacinação e isolamento social, e em casos mais graves, internação em UTIs.

Para diferenciar a Gripe da Covid é bem simples: geralmente, a gripe atinge apenas o sistema respiratório e a Covid atinge também o sistema muscular e sensorial, causando perda de olfato e paladar, por exemplo, além de dor muscular.