Coleta de lixo em Mairinque é cortada em 15%, Prefeito pediu

10/11/23 às 14:10
por: Igor Juan
Coleta De Lixo Em Mairinque Deixa De Ser Feita
Lixo Está Se Acumulando Em Vários Bairros Da Cidade.

Coluna O Informante: Parte da coleta de lixo em Mairinque deixa de ser feita a partir desta sexta-feira (10). O Prefeito da cidade, Alexandre Gemente, popularmente conhecido como Toninho Gemente, autorizou que a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade deixe de recolher 15% do lixo na cidade.

O Prefeito não deu explicações sobre ao porquê da redução. Em suma, esse corte afeta os dias em que o lixo será recolhido, os bairros com coleta programa duas vezes por semana podem ter coleta uma vez apenas por semana.

Entretanto, essa redução pode causar um impacto ambiental grandioso na cidade e problemas sociais. Em muitos bairros da cidade, entre ruas e Avenidas, bem como porta de escolas, creches e estabelecimentos comerciais, o que mais se vê é um grande acumulo de lixo e mau cheiro.

A coleta de lixo que deveria ocorrer no bairro Vila Barreto na quarta e nesta sexta-feira (10), não ocorreu e com o volume de lixo que toma conta de lixeira e calçadas, a solução de muitos moradores tem sido queimar os resíduos domésticos, o que não é recomendado, além de ser proibido na cidade por Lei Municipal 3.901/2021. Essa lei prevê multa no valor de R$ 6 mil, seja para qualquer tipo de queimada que seja.

Falhas na coleta de lixo em Mairinque é um problema crônico

Essa situação não é um problema isolado. A falhas e diversos problemas com a coleta de lixo em Mairinque ocorrem há muito tempo. Basicamente todas as empresas que já tiveram concessão em licitação para colher o lixo na cidade, já apresentaram algum problema e deixaram de prestar o serviço.

Atualmente a empresa responsável pelo serviço em Mairinque é a Texell, com sede no bairro do Tatuapé, em São Paulo e que também opera a coleta de lixo em Poá, na Grande São Paulo.

Ao que apurado pelo Jornal Correio do Interior, em Poá a coleta de lixo está ocorrendo de modo regular, sem falhas, o problema em Mairinque seria porque a empresa enfrenta dificuldades causada por falta de pagamento da Prefeitura.

O Jornal Correio do Interior, com a coluna O Informante, procuraram a Prefeitura de Mairinque para falar sobre a situação, mas como sempre ninguém quis falar sobre.