Um recente levantamento do site Repórter Brasil, divulgou que a água potável da cidade de Itu, interior de São Paulo, não é tão potável assim
Um estudo mostrou que 22 agrotóxicos foram encontrados na água que é servida a popular na rede geral de abastecimento. Dos agrotóxicos encontrado em análise feita ao longo do ano de 2022, parte deles causa câncer.
O assunto repercutiu por Itu e demais cidades da região. Além da Itu, o site Repórter Brasil também analisou a qualidade de água da cidade de Salto e Indaiatuba e o mesma substancia foram encontradas no sistema de abastecimento.
Brevemente em nota A CIS Itu disse que Jornal Correio do Interior que faz regularmente o monitoramento da qualidade de água que os moradores de Itu consomem e usam, seguindo recomendações do Ministério da Saúde.
Em suma, a CIS Itu garantiu que a qualidade de água tratada pela companhia está sendo dos padrões de qualidade nacional.
Já o SAAE de Salto disse que obedece todos os paramentos de qualidade da portaria 888/2021, do Ministério da Saúde. Além disso, a companhia analisa regularmente a qualidade de água de todas suas estações de tratamento.
Por fim, o SAAE Salto destacou que os laudos final da qualidade de água é publicado no site da companhia na cidade. O SAEE de Indaiatuba não quis falar sobre.