Atendimento médico virtual reduz filas de espera em São Roque

Com quase 80 mil habitantes, ao menos 800 consultas em neurologia e cardiologia foram realizadas apenas no mês de janeiro deste ano

Atendimento Médico Virtual Reduz Filas De Espera Em São Roque

Com população de quase 80 mil pessoas, a área da saúde na cidade de São Roque, interior de São Paulo, atravessa uma verdadeira transformação. Desde que o município implementou, em janeiro deste ano, a telemedicina, atendimento médico virtual, foi possível acompanhar a notável redução nas filas de espera para consultas especializadas.

Somente em janeiro deste ano, foram oferecidas 800 consultas em neurologia e cardiologia, comprovando a grande adesão dos pacientes.

Com a expansão do teleatendimento, agora os moradores têm a oportunidade de agendar consultas em diversas outras especialidades médicas sem sair de casa. Urologia estará disponível na UBS de Maylasky, enquanto Dermatologia será oferecida nos Postos de Saúde Villaggio Emília e São João Novo. Além disso, consultas em reumatologia e dermatologia estarão acessíveis na unidade do Taboão.

Como funciona?

Segundo a administração municipal, nas unidades de saúde que oferecem esse serviço, os pacientes têm acesso a consultas regulares, onde se conectam com o médico especialista por meio de videochamada, enquanto são acompanhados presencialmente por um profissional de saúde na unidade.

Os agendamentos são gerenciados pela rede municipal, com os médicos das Unidades Básicas de Saúde encaminhando os pacientes após avaliação. A iniciativa representa a modernização na rede de saúde, alinhando-a aos padrões globais de saúde e garantindo cuidados eficientes e ágeis para a população.

Um marco para São Roque

Essa ampliação no leque de especialidades acessíveis por meio do teleatendimento representa um marco significativo no acesso à saúde em São Roque. Os agendamentos continuam sendo realizados normalmente pela rede municipal de saúde, garantindo mais acolhimento e tecnologia para os cidadãos.

Com essa iniciativa, espera-se não apenas reduzir as filas de espera para consultas especializadas, mas também democratizar o acesso à saúde, permitindo que mais pessoas possam receber atendimento médico de qualidade, de forma rápida e eficiente, sem as barreiras tradicionais de distância ou mobilidade. A telemedicina está se consolidando como uma ferramenta indispensável para o futuro da saúde pública em São Roque.