Prefeitura de Sorocaba vai administrar trechos da Raposo Tavares e demais rodovias estaduais

Advertisements

Prefeitura De Sorocaba Vai Administrar Trechos Da Raposo Tavares E Demais Rodovias Estaduais

Na 8ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na terça-feira (15/04), os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto que autoriza a Prefeitura a assumir a responsabilidade de administrar trechos de rodovias estaduais dentro da área urbana da cidade.

A proposta, de autoria da Mesa Diretora, foi defendida pelo presidente da Câmara, vereador Luis Santos (Republicanos). O projeto de lei nº 314/2025 prevê que, por meio de um acordo com o Governo do Estado, o município passe a administrar e cuidar da manutenção de rodovias como a SP-97 (Sorocaba–Porto Feliz), SP-264 (Sorocaba–Salto de Pirapora), SP-75 (Castelinho) e parte da SP-270 (Raposo Tavares). A SP-79 (Sorocaba–Itu), no entanto, foi retirada da lista com a aprovação de duas emendas.

A primeira emenda, do vereador João Donizeti (União Brasil), exclui a SP-79 do projeto. A segunda, do vereador Fábio Simoa (Republicanos), além de reforçar a exclusão da SP-79, define que apenas o trecho da SP-270 entre os números 3.120 e 4.342 da Avenida Bandeirantes (região do Brigadeiro Tobias) será municipalizado.

Por que municipalizar a administração das Raposo Tavares e demais rodovias em Sorocaba?

Segundo a justificativa do projeto, com a gestão municipal, será possível melhorar a infraestrutura, sinalização e segurança das vias. A proposta também visa dar mais autonomia ao município, já que muitas dessas rodovias funcionam como avenidas importantes para o trânsito local.

Luis Santos defendeu que, ao invés de instalar pedágios para todos, a solução seria investir em radares e multar apenas quem comete infrações — o que geraria receita para a cidade.

Discussão e críticas

Durante a sessão, vários vereadores se posicionaram contra a instalação de novos pedágios nas rodovias que passam por Sorocaba. Para muitos, a municipalização seria uma forma de impedir a cobrança. João Donizeti alertou que a inclusão da SP-79 no projeto poderia atrapalhar outro processo de municipalização já em andamento com o Governo do Estado.

Outros vereadores, como Cristiano Passos (Republicanos) e Dylan Dantas (PL), também apoiaram o projeto, mas demonstraram preocupação com os custos que a Prefeitura terá para manter essas vias.Iara Bernardi (PT) e Toninho Corredor (Agir) criticaram a política de privatizações do governador Tarcísio de Freitas e destacaram que a cidade pode não ter orçamento para bancar essa responsabilidade. Já o vereador Raul Marcelo (PSOL) apoiou a medida, destacando o impacto negativo dos pedágios no trânsito local. Izídio de Brito (PT) falou sobre o crescimento urbano da cidade e a necessidade de planejamento para o futuro.

Luis Santos afirmou que a ideia do projeto veio de uma sugestão do ex-vereador e atual secretário de Turismo, Hudson Pessini, e que o prefeito Rodrigo Manga já manifestou apoio à proposta. O presidente da Câmara também disse que pretende reunir outras cidades da região para discutir o assunto com o governador e o secretário estadual de Parcerias em Investimentos.

No fim, o projeto e as emendas foram aprovados por unanimidade, mesmo com pareceres contrários derrubados em plenário.