Vereador denuncia que esgoto de Itu está chegando em Sorocaba

O vereador da Câmara de Sorocaba, João Donizetti (PSDB), fez uma denúncia, na sessão desta terça-feira (26), de que o esgoto lançado no córrego Tapera Grande em Itu está chegando em Sorocaba e afetando a qualidade da água do bairro Cajuru.

Para quem não conhece, o córrego Tapera Grande nasce em Itu e termina no limite das duas cidades, na região do Pirapitinguí, onde está os barros Édem e Cajuru.

Segundo Donizetti, o problema incomoda os moradores do bairro há anos e nunca teve atenção por parte do Poder Público. Inclusive, diversos moradores reclamam do mau cheiro do córrego e que não aguentam mais conviver com isto.

Desse modo, Donizetti cobra uma ação da Cetesb, autarquia que cuida do abastecimento de água em Itu e de outras cidades de São Paulo, para melhorar o monitoramento do descarte do esgoto na cidade vizinha.

Inclusive, o vereador ainda relembrou que há uma ação em 2008 do Ministério Público de Itu que obriga ambas as Prefeituras a cooperarem com a limpeza do Tapera Grande, e ainda cobrou que o Poder Público de Itu ‘’faça a sua parte’’, já que o córrego pertence à cidade,

O Correio do Interior tentou entrar em contato com a Prefeitura de Itu e a Cetesb e aguarda um posicionamento sobre o caso.