Vereador atira contra cães durante discussão em Itu e alega legítima defesa

Advertisements

Vereador Atira Contra Cães Durante Discussão Em Itu E Alega Legítima Defesa

Um vídeo divulgado na última sexta-feira (10/04) colocou o vereador e policial civil Moacir Covas (Podemos) no centro de uma polêmica em Itu, no interior de São Paulo. As imagens registram o parlamentar efetuando disparos de arma de fogo em direção a cães durante uma discussão contra o tráfico de drogas ocorrida na segunda-feira (6), no bairro Potiguara.

Nas imagens, Covas aparece em meio a uma discussão durante a ação policial, que já contava com um suspeito algemado. Em dois momentos, um grupo de quatro cães avança contra o policial, que reage atirando contra o solo para dispersar os animais.

A Justificativa do parlamentar

Moacir Covas disse em vídeo divulgao nas redes sociais que de fato fez os disparos, mas negou qualquer intenção de ferir os animais. Segundo ele, a medida foi necessária para garantir a segurança da operação e a integridade física da equipe.

  • Objetivo: Espantar os cães que tentavam mordê-lo enquanto ele efetuava a prisão de um traficante.
  • Segurança: O vereador afirmou que os tiros foram direcionados ao chão (de terra) e que nenhum animal foi atingido.
  • Base Legal: Covas citou o Artigo 24 do Código Penal, alegando “estado de necessidade” para repelir perigo iminente.

“Eu não tinha outros meios, naquele momento, para cessar uma ameaça, tinha? O tiro, desferido por um profissional, em local seguro, tão e somente para fazer barulho e espantar os cães, machucou alguém?”, questionou o vereador, sugerindo ainda que a divulgação do vídeo possui motivação política para prejudicá-lo.

Apesar do incidente com os animais, a ação policial resultou em resultados concretos no combate ao crime organizado na região:

  • Prisões: Dois indivíduos foram detidos em flagrante.
  • Apreensões:
    • 23 porções de maconha “gourmet”.
    • 83 porções de maconha prensada.
    • Um simulacro de arma de fogo.
    • Aparelhos celulares e códigos QR para transações via PIX.

Embora o policial tenha sofrido investidas superficiais dos cães, ele informou que não houve necessidade de atendimento médico. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) ainda não emitiu um posicionamento oficial sobre a conduta do agente durante a abordagem.