
Em Vargem Grande Paulista, a distância entre as redes sociais da Prefeitura e a realidade das ruas nunca pareceu tão grande. O prefeito Piter Santos, frequentemente comparado ao prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, pelo seu estilo hiperativo no Instagram e foco em autopromoção, enfrenta uma onda de críticas de moradores que se dizem decepcionados com o modo no qual ele tem administrado a cidade — enquanto boa parte dos moradores se dizem arrependidos de terem votado em Piter.
Enquanto o perfil oficial do prefeito celebra conquistas e prêmios — alguns dos quais moradores afirmam ser herança de gestões passadas (como prêmios de educação de 2024) — o cotidiano da população é marcado por negligência básica. Ao Jornal Correio do Interior muitos moradores relatam que os problemas são diversos, desde a falta de coleta de lixo regular em bairros, obras atrasadas que ficaram em promessa do prefeito, falta de eficiência no serviço de transporte coletivo e buracos por diversas vias da cidade e mato alto.
Um dos pontos de maior revolta envolve obras estruturais prometidas durante o período eleitoral. Moradores de áreas residenciais mencionam a construção de uma ponte, aguardada há anos e anunciada como prioridade pela atual gestão, mas que segue apenas no papel.
A estratégia de Piter Santos de focar na comunicação visual e em vídeos rápidos gerou para ele o apelido de “Manga de Vargem Grande”. Enquanto isso os moradores aguardam para que o básico, o arroz com feijão seja feito na cidade.

Jornalista com mais de 9 anos de experiência, estudou na faculdade ESACM, e trabalhou no jornal impressos O Democrata, com circulação na região de São Roque, interior de São Paulo, bem como trabalhou na televisão, na REDETV em Osasco, sendo produtor do RedeTV News, trabalhou por um período no São Roque Notícias em 2011, e fundou o popular jornal Correio do Interior em 2016. Em 2020 tornou-se correspondente do Metrópoles no interior de São Paulo. Ainda em 2020 foi convidado pelo Google Brasil a participar do Google News Initiative (GNI) para aprimorar-se em boas práticas do jornalismo digital. Como jornalista é especialista em assuntos de vagas de trabalho, noticias locais e conteúdos de editoria regional e policial.




