Um fato que está se tornando comum na região, um tremor de terra, foi registrado em Mairinque, interior de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (09).
Moradores de diversos pontos da cidade relataram pelas redes sociais que sentiram o tremor de baixa escala. O Centro de Sismologia da USP – Universidade de São Paulo registou o tremor.
Vez outra sempre um tremor é registrado na região, o desta segunda-feira, entretanto foi na escala 1.2. Em abril de 2020, um forte tremor foi sentindo em Mairinque, São Roque e até Vargem Grande Paulista, pela madrugada. Na época, o então terremoto em São Roque, como muitos passaram a dizer pelas redes sociais, bem como canais de TV, foi na magnitude 2.1.
Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) e o Centro de Sismologia da USP também registraram o vento a época. Neste caso, o epicentro do tremor, conforme o Centro de Sismologia, se localizou a 6 quilômetros (km) do centro de São Roque, a 9 km da cidade de Mairinque, a 10 km de Vargem Grande e a 12 km de Ibiúna.
Por fim, vale destacar que o último tremor de terra em grande escala registrado em Mairinque em dados do Jornal Correio do Interior, com a UnB foi em 16 de março de 2016, com magnitude de 2.2. Só para se ter uma ideia, o terremoto com escala 2 é 10 vezes mais intenso do que o terremoto com escala 1. Um terremoto com escala 6 é 100 vezes mais forte do que um com escala 4, e assim sucessivamente.